DESAFIOS E DIFICULDADES DA GESTÃO GERENCIAL: GESTÃO GERENCIAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SISTEMA DE GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3199Palavras-chave:
Gestão é uma área fundamental em qualquer organização, seja pública ou privadaResumo
A Gestão é uma área fundamental em qualquer organização, seja pública ou privada, de qualquer natureza comercial ou social, uma vez que é responsável pela gestão do Sistema de Gestão, fornecedores, suprimentos, processos, recursos, resultados e clientes, para garantir a eficiência e eficácia da empresa. Objetivo: A Gestão é importante porque facilita o cumprimento dos objetivos organizacionais e melhora a tomada de decisão com base no diagnóstico de dados. Metodologia: Diagnosticar os problemas atuais em Gestão Gerencial, a concorrência global no mercado e a necessidade de uma gestão moderna e ágil que permita adaptar-se às constantes mudanças. O principal objetivo é a integração de novas tecnologias e ferramentas digitais que permitam uma gestão mais eficiente, ágil e precisa dos dados e recursos da organização. Resultados: Determinar as oportunidades oferecidas por uma Gestão Gerencial adequada são a otimização de processos e recursos e a tomada de decisões baseadas em dados precisos, que podem levar a uma melhoria na produtividade e desempenho da organização. Além disso, a integração de tecnologias digitais na gestão pode ajudar a reduzir custos e melhorar a colaboração entre as equipes. Conclusão: Incorporar a Gestão Gerencial dentro do ecossistema digital de gestão organizacional, para implementar plataformas e sistemas digitais que permitam uma gestão mais eficiente e precisa dos dados e recursos da organização.
Downloads
Referências
Covey, Stephen R. (1989). Los 7 hábitos de la gente altamente efectiva: la revolución ética en la
vida cotidiana y en la empresa. Editorial Planeta, Barcelona 2015. Traductor: JORGE
PIATIGORSKY, MARTÍN ARRIBAS. (Edición revisada y actualizada) pág. 480.
David, F (2008) Planificación Estratégica. Decimoprimera Edición. Pearson Educación.
México.416 pág. Link https://docplayer.es/760347-Decimoprimera-edicion-fred-r-david.html
Deming, W. E (1982), Out of the Crisis. Editorial MIT Press,
Drucker, P; Collins Jeans. et.al.(2008). The Five Most Important Questions You Will Ever
Ask About Your Organization. Editorial Jossey-Bass. 3ed. 211 pág.
Drucker, P (1967). The Effective Executive. Editorial Harper & Amp; Row Publishers.New York.
pág.
Drucker, P (1999) Management Challenges For The 21st Century, New York.200 pág.
Hamel, G (2000), Leading The Revolution. Editorial Harvard Business Review.
Kaplan y Norton (2000). Balanced Scorecard. Editorial Harvard Business Review
Kotler, P, Keller.K (2012). Marketing Management. Editorial Pearson Prentice Hall New
Jersay.12 ed.685 pág.
Porter, M (2016). La Cadena de Valor: Identifique y optimice su ventaja competitiva
Editorial 50 minutos. 58 pág.
Porter, M (1980). Competitive Strategy: Techniques for analyzing industries and
competitors. New York. Editorial Free Press
Peters,T ; Waterman, R(1982). In Search of Excellence: Lesson from America´s Best-Run
Companies .New York. Editorial Harper Collins Publisher.
Taylor, F (1919). Principles of Scientific Management. Editorial Harper and Brothers, New
York. 152 pág
Senge, P, et.al. (2005). La Quinta Disciplina en la Práctica: Estrategias y Herramientas para
construir la organización abierta al aprendizaje. Editorial Granica. BuenosAires.594 pág.
David, F (2008) Planificación Estratégica. Decimoprimera Edición. Pearson Educación. México
Deming, W. E (1982), Out of The Crisis. Editorial MIT Press
Drucker, P (1954). The Practice of Management. Editorial Harper & Row
Drucker, P (1964). Managing for Results. Editorial Harper & Row.
Drucker, P (1967). The Effective Executive. Editorial Harper & Row Publishers.
Drucker, P. (1985). Innovation and Entrepreneurship. Editorial Harper Collins Publishers.
Drucker, P (1989). What Business Can Lean From NonProfit. Editorial New Jersey: Transaction Publishers.
Drucker, P (1994). The Age Of Social Transformation. Editorial Harvard Business Review Press.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.