A MATEMÁTICA É DIFÍCIL? COMO OS NÚMEROS PODEM NOS ENGANAR
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3295Palavras-chave:
Argumentação. Falácias. Matemática. Estatística. Letramento matemáticoResumo
O presente artigo surgiu da apresentação dos livros “Os números (não) mentem” e “Como mentir com estatística", que revelam como argumentos podem ser sustentados por falácias matemáticas, especialmente quando não se dá aos números a atenção necessária. Foram apresentadas as falácias comentadas pelos autores Charles Seife e Darrell Huff, e as formas de desmascará-las, sendo que o temor à matemática vem desde a antiguidade. Seife é particularmente preocupado com a forma como os números podem afetar a democracia dos Estados Unidos, mas as falácias com números aparecem na economia, na propaganda, nas pesquisas de opinião, e até mesmo na justiça. Huff, expôs de forma curiosa, como a estatística tem sido utilizada por políticos, jornais, empresas e pessoas que já caíram em informações falaciosas, para a manipulação de dados estatísticos no intuito de criar um entendimento equivocado sobre determinado assunto, produto ou cenário social. Posteriormente foi feita uma pesquisa de opinião com os estudantes que participaram da exposição, alunos do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG, e o resultado foi surpreendente: 75% dos respondentes acreditam ter caído em alguma falácia matemática, demonstrando que a dificuldade em matemática não é só no ensino básico.
Downloads
Referências
GIL, A. C. (2002). Como elaborar Projetos de Pesquisa. Altlas.
GONÇALVES, Heitor Antônio. O conceito de letramento matemático: algumas aproximações. 2010. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:uPutELsgruEJ:www.ufjf.br/virtu/files/2010/04/artigo-2a14.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 7 nov. 2020.
HUFF, Darrell. Como mentir com Estatística. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2016. E-book Kindle.
OECD. Sample Tasks from Pisa 2000 Assesment. Reading mathematical and scientific literacy, 2002.
MORENO, A. C. e OLIVEIRA, E. (2019) Brasil cai em ranking mundial de educação em matemática e ciências e fica estagnado em leitura. G1. Disponível em https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/12/03/brasil-cai-em-ranking-mundial-de-educacao-em-matematica-e-ciencias-e-fica-estagnado-em-leitura.ghtml, acesso em 07/05/2023.
PISA, Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/33571?start=20. Acesso em: 17 mai. 2023.
SEIFE C. (2012). Os números não mentem. Zahar.
SILVEIRA. M.R. A. (2011). A dificuldade da matemática no dizer do aluno: ressonâncias de sentido de um discurso. Educ. Real., Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 761-779, set./dez. 2011
VALADARES, R. e NEGRÃO, J. (2021) ‘Deus mercado’, um embuste propalado para tapear você e garantir a exploração. Expresso 61. Disponível em https://expresso61.com.br/2021/03/13/deus-mercado-um-embuste-propalado-para-tapear-voce-e-garantir-a-exploracao/, acesso em 07/05/2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.