AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: USO E APLICAÇÃO COM ESTUDANTES ASSISTIDOS PELO ATENDIMENTO ESCOLAR ESPECIALIZADO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3456Palavras-chave:
Tecnologias digitais, EducaçãoResumo
O contexto atual da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação e a sua aplicação com estudantes assistidos pelo Atendimento Escolar Especializado (AEE) vem tomando outros caminhos ao longo dos últimos anos. Cada vez mais o seu uso é colocado em pauta pelos profissionais das áreas que atuam diretamente com essa modalidade de ensino. Logo, a aceitação, aplicação, formação dos professores e disponibilidade de recursos são temas relevantes adotados neste trabalho. Neste contexto, a constante cobrança por mais investimentos nestes quesitos levanta assuntos relevantes para um ensino de qualidade e acessível aos alunos assistidos pelo AEE. O objetivo deste trabalho é avaliar a eficácia, e a maneira como essas ferramentas podem auxiliar e melhorar o desenvolvimento do estudante auxiliado pelo AEE nas escolas de periferias de algumas cidades de Minas Gerais. Como instrumento de coleta dos dados, foi direcionado um questionário de caráter voluntário, através do WhatsApp, para profissionais da educação, com o intuito de identificar diferentes perspectivas de especialistas e professores(as) de apoio, bem como de variadas escolas e níveis de ensino, relacionando como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação contribuem e qual o impacto para o aproveitamento escolar de estudantes assistidos pelo Atendimento Escolar Especializado, bem como o comportamento dos profissionais das escolas perante este cenário. A partir dessas análises, o trabalho apresenta informações relevantes sobre o uso das TDICs, evidenciando uma oportunidade de contribuição positiva para aplicação e uso dessas tecnologias nas escolas, proporcionando novas formas de ensinar e, principalmente, de aprender.
Downloads
Referências
AHAD, A. M. A. Tecnologias de informação e comunicação como estratégia pedagógica para a educação. EaD: Diálogos, compartilhamentos, práticas e saberes, Barbacena, p. 51-60, 2016.
ALESSI JÚNIOR, A. Et al. A importância do cuidador no atendimento educacional regular e especializado- (AEE)’. Revista Contemporânea, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 234–254, 2022. Disponível em: https://revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/81. Acesso em: 31 jul. 2022.
BARRETO, Chame F. Informática descomplicada para educação: aplicações práticas para sala de aula. São Paulo: Érica, 2014.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcinni. Integração de currículo e tecnologias: a emergência de webcurrículo. Belo Horizonte/MG: Endipe, 2010. 14p.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcinni; ALVES, Dom Robson Medeiros; LEMOS, Silvana Donadio Vilela. (Orgs.). Web currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro/RJ: Letra Capital, 2014. 164p. Disponível em: <https://issuu.com/letracapital/docs>.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcinni; ASSIS, Maria Paulina. Integração da web 2.0 ao currículo: a geração web currículo. La Educación – Revista Digital, n. 145, mai 2011. 22p. Disponível em: <http://www.educoas.org/portal/La_Educacion_Digital/laeducacion_145/articles/ART_bianconcini_ES.pdf>.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
ANDRADE, I. F. Sistema informacional para a orientação espacial em terminais aeroportuários a partir das estratégias adotadas pelos indivíduos. 2016. 378 f. Tese (Doutorado) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto 9.057 de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro em 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm>. Acesso em 24 de julho de 2022.
BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. Tecnologia e Educação. Porto Alegre, 2017.
Bersch, R. Tecnologia assistiva na educação inclusiva. In: Ensaios pedagógicos Brasília:
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006. p. 281-286. (II Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores - Educação Inclusiva: direito a diversidade).
BUENO, O. M.; OLIVEIRA, R. C. S. Atendimento Educacional Especializado para estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos: Vozes da pesquisa cientifica na área. Revista Educação Especial, 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.
CASTRO, S. S., LEFEVRE, F., LEFEVRE, A. M. C., CESAR, C. L. G. Acessibilidade aos serviços de saúde por pessoas com deficiência. Rev. Saúde Pública [online], vol.45, n.1, pp.99-105, 2011.
DISCHINGER, M., BINS ELY, V. H. M., PIARDI, S. M. D. G. Promovendo acessibilidade espacial nos edifícios públicos: Programa de Acessibilidade às Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida nas Edificações de Uso Público. Florianópolis: MPSC, 2012.
FACHINETTI, Tamiris Aparecida.; UREL, Relma Carbone Carneiro. A Tecnologia Assistiva como facilitadora no processo de inclusão: Das Políticas Públicas a Literatura. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v.21, n.esp.3, p.1588-1597, dez., 2017.ISSN: 1519-9029.
FERREIRA, C. B. da Rocha. Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Surdez. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão. Faculdade UAB/UNB. Anápolis-GO, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
GÓIS, R. R. P. Q. R; SANTOS, G. M. M. Tecnologias da informação e comunicação no ensino superior e seus benefícios. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias – Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. São Paulo, SP, 2021.
GONÇALVES, A. G. Desempenho motor de alunos com paralisia cerebral frente à adaptação de recursos pedagógicos. 2010. 166f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofa e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.
GOTSCHALG, Ronaldo Viana. União internacional das telecomunicações – um desafio na gestão da internet. Revista Eletrônica de Direito Internacional, vol. 5, 2009, pp. 447-498. Disponível em: <http://www.cedin.com.br/revistaeletronica/volume5/>.
GOYATÁ, M. C. V.; TEIXEIRA, R. C. C. A educação Inclusiva e os Processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica. IN: Rozek, M.;
Martins, G. D. F. (Orgs.). O Ensino e aprendizagem em discussão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. São Paulo: Papirus, 2003. ISBN: 978-85-308-1039-9.
LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicológicas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
LOCATELLI, Aline; ZOCH, Alana Neto; TRENTIN, Marco A. Sandini. TICs no Ensino de Química: Um Recorte do Estado da Arte. Revista Tecnologias na Educação. 2015. Disponível em: <http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/>.
MANZINI, E. J.; Santos, M. C. F. Portal de ajudas técnicas para a educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência - recursos pedagógicos adaptados. 1. ed. Brasília: MEC, 2002. v. 1.
MARINHO, S. P.; LOBATO, W. Tecnologias digitais na educação: desafios para a pesquisa na pós-graduação em educação. In: COLÓQUIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 6, 2008, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: {s.n.}, 2008.
MERCADO, L. P. L. Formação docente e novas tecnologias. Universidade Federal de Alagoas. IV Congresso RIBIE, 2021.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez Editora, 2000.
MENDES JR, E.; TOSTA, E. I. L. 50 anos de políticas de educação especial no Brasil: movimentos, avanços e retrocessos. 2012. In: ANPED SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: Anpede Sul, 2012. p. 1-16.
RAMOS, José Luis. Et al. Iniciativa escola, professores e computadores portáteis, estudos de avaliação. Lisboa/Portugal: Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), 2010, 251p.
SCHERER, Suely; BRITO, G. da Silva. Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades. Cultura Digital e Educação. Educ. ver 36, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/er/a/FCR5M56M6Chgp4xknpPdKmx/>
SILVA, J. T. G.; BARBOSA, S. O Atendimento Educacional Especializado numa perspectiva com a deficiência Intelectual. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (Uninter), 2022.
VALDÉS-CUERVO, Angle Alberto. Et. Al. Actitudes de docentes de educación básica hacia las TIS. Magis. Revista Internacional de Investigación em Educación, v. 3, n. 6, pp. 379-392, enero-junio, 2011. Disponível em:<http://www.redalyc.org/pdf/2810/281021734008.pdf>.
VALENTE, José Armando. A espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação: repensando conceitos. In: JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo (Org.) A tecnologia no ensino: implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002, pp. 15-37.
VALENTE, José Armando; MARTINS, Maria Cristina; BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani. Laptop educacional e a educação baseada na investigação: do estudar fatos científicos para o fazer Ciência. In: SAMPAIO, Fábio Ferrentini; ELIA, Marcos da Fonseca (Org.). Projeto um computador por aluno: pesquisas e perspectivas. 1 ed. Rio de Janeiro: NCE/UFRJ, 2012, v. 1, pp. 79-90. Disponível em: <http://www.nce.ufrj.br/ginape/livro-prouca/LivroPROUCA.pdf>.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.