AS MÍDIAS DIGITAIS NO CAMPO EDUCACIONAL: UM OLHAR PELAS APLICAÇÕES DO CHAT GPT NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3556Palavras-chave:
Mídias digitais, EducaçãoResumo
O processo de evolução tecnológica tem tomado conta da sociedade contemporânea, desse modo, entende-se que não é mais possível viver uma Educação dentro dos moldes de excelência, sem a presença efetiva dos mecanismos digitais. Diante dessa perspectiva, percebe-se que o processo de ensino-aprendizagem e a formação de um aluno crítico e reflexivo se mantém em constante mutação. Por outro lado, a escola assume novas responsabilidades além do ensinar, que é preparar cidadãos conscientes das coisas e das pessoas a sua volta, para conviverem em uma sociedade aberta às diversas situações. Tendo em vista tal panorama, é relevante destacar que, para a edificação desse estudo, foi realizada uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico, com base em conceitos advindos de autores renomados na temática em questão, com o propósito de produzir uma reflexão a respeito da Educação em meio a sociedade tecnológica e o perfil do homem digital, dissertando, para tanto, acerca das mídias digitais na Educação. Assim sendo, ressalta-se que, diante das exigências impostas pela sociedade contemporânea, a Educação precisa aprender a se reconstruir diariamente, para que possa suprir as necessidades da sociedade tecnológica em sua plenitude.
Downloads
Referências
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 25ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1998.
GEE, James Paul. What video games have to teach us about learning and literacy. Nova York: Palgrave Macmillan, 2003.
ESTEVAM, Paloma. Inteligência artificial na educação: entenda quais os impactos e benefícios. Rubeus, 2023. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/inteligencia-artificial-na-educacao/. Acesso em: 05 de junho de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.