ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: UTILIZANDO A PLATAFORMA KAHOOT COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ENSINO TÉCNICO NO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3582Palavras-chave:
Ensino Técnico, Interatividade, Kahoot, Gamificação, Tecnologia, Estagio e Aprendizagem.Resumo
Este artigo aborda a notoriedade do estágio supervisionado para a preparação acadêmica. Essa atividade prática foi realizada pelo ensejo da aplicação da disciplina de Estágio Supervisionado em Computação II, do curso de Licenciatura em Computação, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho (NESCAC), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece a obrigatoriedade da disciplina como componente curricular do curso. Os estágios oferecem aos alunos oportunidade de aplicar experiências na prática, obter exposição direta às realidades profissionais e construir identidades de professores. A supervisão de estágio perpassa todo o processo do estágio I e II, incluindo observação da classe e suas salas de aula, coparticipação na implementação das atividades conforme o acordo e assunto abordado com o professor e, por fim, a regência. Foi explorada a utilização da plataforma Kahoot, ferramenta de aprendizagem baseada em jogos, no Curso Técnico de Segurança do Trabalho, com o propósito de tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente. A plataforma permite a criação de atividades no formato de quiz, que fornecem feedback imediato aos alunos e auxiliam na avaliação do conhecimento. A utilização do Kahoot permite a compreensão do conteúdo e incentiva a participação dos estudantes. A tecnologia tem desempenhado um papel importante no ensino atual, confiante para o aprendizado dos alunos e tornando as aulas mais interativas.
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