MARKETING DIGITAL E SEUS ASPECTOS ÉTICOS NA ODONTOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3705

Palavras-chave:

Marketing de serviços de saúde, Odontologia, Mídias Sociais

Resumo

Com a ampliação da concorrência no mercado de trabalho da odontologia, faz-se necessário utilizar ferramentas que evidenciem o cirurgião-dentista e a clínica odontológica.  O marketing digital é um dos recursos disponíveis que mais vem crescendo entre os profissionais da saúde que utilizam de websites e redes sociais como ferramenta. O objetivo deste trabalho é descrever os benefícios do marketing digital em odontologia, através das mídias sociais preconizado pelo Código de Ética Odontológico. O estudo caracterizou-se como revisão integrativa da literatura  com  abordagem  qualitativa  descritiva. Foram selecionados 21 artigos relacionados  ao  tema Marketing de serviços de saúde, Mídias Sociais e Odontologia, publicados entre 2004 e 2023 na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), National Library of Medicine (Pubmed), e na Scientific Electronic Library Online (SCIELO). O marketing digital tem sido utilizado como estratégia de divulgação dos serviços odontológicos na contemporaneidade e a partir dessa análise, conclui-se que o marketing digital contribui fortemente para a divulgação do trabalho do dentista, podendo afetar consideravelmente o seu sucesso profissional. No entanto, seu uso deve ser pautado em condutas consonantes com o Código de Ética Odontológico, sendo de grande importância seu conhecimento pelo cirurgião dentista. Conclui-se que o marketing digital é uma importante ferramenta e que pode ser utilizada em conjunto com os demais tipos de marketing externo e  interno,  respeitando os preceitos éticos do Conselho de Ética Odontológico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Rosana Maria Coelho Travassos

    Faculdade de Odontologia de Pernambuco - FOP-UPE.

  • Mônica Maria de Albuquerque Pontes

    Faculdade de Odontologia de Pernambuco - FOP - UPE.

  • Alexandre Batista Lopes Nascimento

    Faculdade de Odontologia de Pernambuco - FOP - UPE.

  • Paulo Torban

    Faculdade de Odontologia de Pernambuco - FOP - UPE.

  • Verônica Maria de Sá Rodrigues

    Faculdade de Odontologia de Pernambuco - FOP - UPE. 

  • Kattyenne Kabbaz Asfora

    Faculdade de Odontologia de Pernambuco - FOP - UPE. 

  • Vanda Sanderana Macêdo Carneiro

    Faculdade de Odontologia de Pernambuco - FOP - UPE.

  • Izabelle Glória Santos

    Faculdade de Odontologia de Pernambuco - FOP - UPE. 

  • Wanderson José Silva

    Faculdade de Odontologia de Pernambuco - FOP - UPE. 

  • Maysa Swellen Valentim Oliveira

    Faculdade de Odontologia de Pernambuco - FOP - UPE. 

Referências

Azark R. Social media and dentistry: can the new 'word of mouth' help your practice grow? CDS Rev. 10-1 2010.

Alcoforado CLG, et al. Revisão Integrativa versus revisão sistemática. Revista Mineira de Enfermagem, 2014.

Bardin L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edição 70, 2004.

CAVALCANTI, Thiago Medeiros; Gouveia, Valdiney Veloso; Medeiros, Emerson Diógenes de; Mariano, Tailson Evangelista; Moura, Hysla Magalhães de; Moizeís, Heloísa Bárbara Cunha. Hierarquia das Necessidades de Maslow: Validação de um Instrumento. Psicol., Ciênc. Prof. p.1-13, 2019.

CFO. Resolução 226/2020 - Guia de Esclarecimento sobre exercício da odontologia a distância. 2020.

Farsi D. Social Media and Health Care, Part I: Literature Review of Social Media Use by Health Care Providers. J Med Internet Res. 2021.

Farsi D, Martinez-Menchaca HR, Ahmed M, Farsi N. Social Media and Health Care (Part II): Narrative Review of Social Media Use by Patients. J Med Internet Res. 2022.

Garbin, Cléa Adas Saliba; Ortega, Mariana Martins; Garbin, Artênio José Ísper Saliba, Tânia Adas. O uso das redes sociais na odontologia: uma análise dos aspectos éticos de páginas de clínicas odontológicas. RBOL. São Paulo, p.1-8, 2018.

Godard A. Social Media's Use and Impact on Oral Surgeons and Oral Surgery Residents. Cureus. 2022.

Guedes, Eduardo De Paula Rosmaninho; Borges, Amanda Gonçalves; Gomes, Cristiane; Miasato, José Massao; Gonçalves, Sandro Seabra. Avaliação do conhecimento de estudantes de odontologia sobre Marketing Digital / Assessment Of Dentistry Students Knowledge About Digital Marketing. Rev. Rede Cuid. Saúde. 2021.

Lira, Ana de Lourdes Sá de; Magalhães, Bruna Mouzinho. Digital marketing in dentistry and ethical implications. Brazilian Dental Science. p.1-10, 2018. .

Marques DB, Urquiza MA. Análise de conteúdo em termos de Bardin aplicada à comunicação corporativa sob o signo de uma abordagem teórico - empírica. 16(1):115-144, 2016.

Melo, Allan Ulisses Carvalho de; Júnior, Ricardo Luiz Cavalcanti Albuquerque; Ribeiro, Cyntia Ferreira; Valente, Rômulo Oliveira de Hollanda; Martorelli, Sérgio Bartolomeu de Farias; Santana, Augusto Tadeu Ribeiro de. Publicidade odontológica na internet: considerações éticas e legais. RFO UPF vol.17 no.2 Passo Fundo. p.1-4, 2012.

Modaffore, Plínio Marcos; Filho, Bernardino Marques de Figueiredo. Capacitação em administração e marketing na Odontologia. Cone editora. São Paulo, p.1-200, 2005.

Nelson KL, Shroff B, Best AM, Lindauer SJ. Orthodontic marketing through social media networks: the patient and practitioner's perspective. Angle Orthod. 2015.

Neville P, Waylen A. Social media and dentistry: some reflections on e-professionalism. Br Dent J. 2015.

Paranhos, Luiz Renato; Benedicto, Eduardo de Novaes; Fernandes, Mário Marques; Viotto, Fábio Roberto de Souza; Júnior, Eduardo Daruge. Implicações éticas e legais do marketing na Odontologia. RSBO p.1-6, 2011.

Peltier B, Curley A. The ethics of social media in dental practice: ethical tools and professional responses. J Calif Dent Assoc. 2013.

Peltier B, Curley A. The ethics of social media in dental practice: challenges. J Calif Dent Assoc. 2013.

Salim NA, Jubair F, Hassona YM, Izriqi S, Al-Fuqaha'a D. Esthetic Dentistry on Twitter: Benefits and Dangers. Int J Dent. 2021.

Simplício, Alexandre Henrique de Melo. Social media and Dentistry: ethical and legal aspects. Dental Press J. Orthod. p.1-10, 2019.

Publicado

05/08/2023

Edição

Secção

ARTIGOS

Categorias

Como Citar

MARKETING DIGITAL E SEUS ASPECTOS ÉTICOS NA ODONTOLOGIA. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483705. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3705