BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3708Palavras-chave:
Pedagogia, Professor, EnsinoResumo
O sistema de ensino brasileiro há alguns anos vem sendo palco de vários movimentos em busca de novas propostas curriculares para o contexto vigente, com discurso de democratizá-lo e elevar a sua qualidade sem perder de vista a diversidade sociocultural dos estudantes. É nesse cenário que em dezembro de 2017 foi aprovada e homologada a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, por meio da portaria nº 1.570. O presente trabalho visou investigar como o citado documento afetou a prática pedagógica do professor de Educação Física e quais os processos de subjetivações relacionam-se na percepção do currículo. Desse modo esperou-se identificar como os professores de Educação Física ressignificam suas práticas educativas face às proposições do aludido normativo, desvelar as apropriações dos docentes sobre as concepções da área, verificar se o texto normativo permite ao professor a produção de singularidades na sua prática pedagógica e, ainda, averiguar no discurso dos docentes subjetividades em relação ao currículo. Conclui‑se que o normativo afetou e provoca uma modelagem da prática docente, uma vez que o professor, no exercício de suas atividades, sofre diferentes formas de controle que, inexoravelmente, levam a padronizações do trabalho docente em escolas que seguem o currículo nacional.
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