O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS COM O USO DA PLATAFORMA KAHOOT NO AMBIENTE EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3713Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, EnsinoResumo
O referido trabalho relata sobre as experiências vivenciadas durante o período de Estágio Supervisionado II, do curso de Licenciatura em Computação, da Universidade do Estado Amazonas (UEA). A ação foi desenvolvida nas dependências da Escola Estadual Thomé Ferreira Santiago, no período de 01/03/2023 a 19/04/2023, realizando visitas diárias nos espaços escolares, acompanhando cada etapa em que se deu o processo de estágio obrigatório com o propósito de observar como acontece o processo de ensino e aprendizagem no chão da escola, ouvir relatos de experiências de professores e ver a realidade dos estudantes da rede pública de ensino. O Estágio Supervisionado II consiste em observação, coparticipação e regência. A intervenção surgiu a partir da análise realizada durante as observações em sala de aula, visto que a instituição de ensino não oferece estrutura para se utilizar aparatos tecnológicos nas práticas de ensino. Dessa forma, sugeriu-se atividades utilizando métodos colaborativos por meio da plataforma kahoot nas aulas, durante a regência que ocorreu nas turmas de 2ª e 3ª série do Ensino Médio, com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes e professores quanto ao uso de artefatos tecnológicos no ambiente escolar permitindo o ensino colaborativo em sala de aula, utilizando-se de conteúdos relacionados ao dia a dia e, possibilitando aos estudantes melhor desempenho na aprendizagem. O estudo teve como linha de pesquisa a qualitativa, utilizando-se de coletas de dados no espaço escolar que ocorreram por meio das visitas diárias durante o processo de Estágio Supervisionado II.
Downloads
Referências
AMAZONAS. Universidade do Estado do Amazonas. Resolução 05/2018-CONAD-CESIT/UEA, Apêndice A.
BARBOSA, Luiz Sérgio de Oliveira. Os benefícios e a eficácia do uso da plataforma Visual Class Net no ensino híbrido para acesso offline. São Paulo: Editora Dialética, 2023.
BRASIL.https://www.nepomuceno.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/12/2016/10/Lei-do-Estagio.pdf. Acesso em 10 de julho de 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CHAPANGNATTE, Dostoiewski Mariatt de Oliveira. Mediações, mídia educação e cotidiano escolar. In: VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa. ARAÚJO, Eliane Vasquez Ferreira de. (Org.) Tecnologia, Sociedade e educação na era digital. [livro eletrônico] Duque de Caxias, RJ: UNIGRANRIO, 2016, p. 195- 217.
DELLOS, Ryan. Kahoot! A digital game resource for learning. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, v. 12, n. 4, p. 49-52, 2015.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Edusp, 2005.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. A pedagogia crítico-social dos conteúdos. 20 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
LIMA, M. S. L. Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores. Rev. Diálogo Educ. Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008.
MORAN. José Manuel. A educação que desejamos, novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.