O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS COM O USO DA PLATAFORMA KAHOOT NO AMBIENTE EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3713

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino

Resumo

O referido trabalho relata sobre as experiências vivenciadas durante o período de Estágio Supervisionado II, do curso de Licenciatura em Computação, da Universidade do Estado Amazonas (UEA). A ação foi desenvolvida nas dependências da Escola Estadual Thomé Ferreira Santiago, no período de 01/03/2023 a 19/04/2023, realizando visitas diárias nos espaços escolares, acompanhando cada etapa em que se deu o processo de estágio obrigatório com o propósito de observar como acontece o processo de ensino e aprendizagem no chão da escola, ouvir relatos de experiências de professores e ver a realidade dos estudantes da rede pública de ensino. O Estágio Supervisionado II consiste em observação, coparticipação e regência. A intervenção surgiu a partir da análise realizada durante as observações em sala de aula, visto que a instituição de ensino não oferece estrutura para se utilizar aparatos tecnológicos nas práticas de ensino. Dessa forma, sugeriu-se atividades utilizando métodos colaborativos por meio da plataforma kahoot nas aulas, durante a regência que ocorreu nas turmas de 2ª e 3ª série do Ensino Médio, com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes e professores quanto ao uso de artefatos tecnológicos no ambiente escolar permitindo o ensino colaborativo em sala de aula, utilizando-se de conteúdos relacionados ao dia a dia e, possibilitando aos estudantes melhor desempenho na aprendizagem. O estudo teve como linha de pesquisa a qualitativa, utilizando-se de coletas de dados no espaço escolar que ocorreram por meio das visitas diárias durante o processo de Estágio Supervisionado II.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Sueli Fernandes Brasil

Acadêmica do curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro-AM - NESCAC/UEA.

Luiz Sérgio Oliveira Barbosa

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Ivone Conrado de Souza

Pós graduada em Psicopedagogia pela faculdade Táhirih, Amazonas, Brasil. Pedagoga na Secretaria de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM).

Rafael Cascaes de Souza

Acadêmico do curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro-AM - NESCAC/UEA.

Referências

AMAZONAS. Universidade do Estado do Amazonas. Resolução 05/2018-CONAD-CESIT/UEA, Apêndice A.

BARBOSA, Luiz Sérgio de Oliveira. Os benefícios e a eficácia do uso da plataforma Visual Class Net no ensino híbrido para acesso offline. São Paulo: Editora Dialética, 2023.

BRASIL.https://www.nepomuceno.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/12/2016/10/Lei-do-Estagio.pdf. Acesso em 10 de julho de 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CHAPANGNATTE, Dostoiewski Mariatt de Oliveira. Mediações, mídia educação e cotidiano escolar. In: VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa. ARAÚJO, Eliane Vasquez Ferreira de. (Org.) Tecnologia, Sociedade e educação na era digital. [livro eletrônico] Duque de Caxias, RJ: UNIGRANRIO, 2016, p. 195- 217.

DELLOS, Ryan. Kahoot! A digital game resource for learning. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, v. 12, n. 4, p. 49-52, 2015.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Edusp, 2005.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. A pedagogia crítico-social dos conteúdos. 20 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

LIMA, M. S. L. Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores. Rev. Diálogo Educ. Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008.

MORAN. José Manuel. A educação que desejamos, novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Publicado

09/08/2023

Como Citar

Fernandes Brasil, S., Oliveira Barbosa, L. S., Conrado de Souza, I., & Cascaes de Souza, R. (2023). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS COM O USO DA PLATAFORMA KAHOOT NO AMBIENTE EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483713. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3713

Edição

Secção

ARTIGOS

Categorias