MOTIVAÇÃO DOS MESTRANDOS EM GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS: ANÁLISE A PARTIR DA ESCALA DE MOTIVAÇÃO ACADÊMICA (EMA)
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3794Palavras-chave:
Motivação, Escala de Motivação Acadêmica, Mestrado.Resumo
O estudo analisa a motivação dos mestrandos do Programa de Pós-graduação em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria, utilizando a Escala de Motivação Acadêmica. A escala utilizada buscou medir, a partir de construtos, a motivação extrínseca (controle externo, introjeção e identificação) e motivação intrínseca (vivenciar estímulos, para realização e para saber), além da dimensão da desmotivação. O enfoque da pesquisa foi quantitativo, aplicando 8 entrevistas com mestrandos, sendo todos servidores técnicos administrativos da Universidade Federal de Santa Maria. Neste contexto, a alavancagem inicial de entrar no mestrado está na motivação extrínseca (remuneração), mas sem desprender-se das motivações intrínsecas (vivenciar estímulos e saber), além da extrínseca (competência profissional). Sendo assim, foi observado que as motivações extrínsecas estão mais presentes nas respostas dos alunos.
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