ESTÁGIO SUPERVISIONADO II NA LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: EXPERIÊNCIAS EM ESCOLA DO INTERIOR DO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3864Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Práctica docente, Entrenamiento em cursoResumo
Este trabalho apresenta relatos e reflexões nascidas no período de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Computação, do Núcleo de Ensino Superior de Coari (NESCOA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), focando nas vivências junto a turmas de Ensino Médio da Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento. A metodologia é qualitativa, composta por três etapas: observação, coparticipação e regência de classe. Foi diagnosticado que os docentes não utilizam ferramentas digitais em sua prática pedagógica ainda que a escola disponha de dispositivos tablet para os alunos. A utilização de recursos digitais foi negociada com os professores e partiu da realidade do contexto escolar. Por fim, a necessidade de formação permanente é problematizada.
Downloads
Referências
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
FELÍCIO, H. M. S.; OLIVEIRA, R. A. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar, Curitiba, n. 32, p. 215-232, 2008.
GAUTHIER, C. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.
GUIMARÃES, Ueudison A.; ROQUE, Silvania M.; DIAS, Sigla S.; ELIA, Sandramar V. A. As contribuições das tecnologias da informação e comunicação para a formação docente. Recima21, Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 4, 2023.
LIMA, Maria S. L. Reflexões sobre o estágio / prática de ensino na formação de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008.
NASCIMENTO, Karoline A.; SILVA, Ennio W. L. As principais dificuldades do estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Computação e a sua relação com a formação docente. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 12, p. 30017-30027, dec. 2019.
PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2002. Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017.
PIMENTA, Selma Garrido. LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: Diferentes Concepções. Revista Poiesis, v. 3, n. 3-4, p. 5-24, 2005/2006.
SANTOS, Wilk O.; SILVA, Célia C. V.; HINTERHOLZ, Lucas T. Licenciatura em Computação: desafios e oportunidades na perspectiva do estudante.
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poiesis Pedagógica, v. 9, n. 1, p. 7-19, 17 set. 2011.
UEA. Universidade do Estado do Amazonas. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação. Manaus: CESIT/UEA, 2015.
VASCONCELOS, Maria Lúcia. Educação básica: a formação do professor, relação professor-aluno, planejamento, mídia e educação. São Paulo: Contexto, 2012.
VASCONCELOS, Sandro O. V.; MARINHO, Emmanuel S. Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Computação: perspectivas para formação e experimentação docente. Revista Redin, v. 6, n. 1, out. 2017.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.