ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA KAHOOT COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO TÉCNICO NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3915Palavras-chave:
Estágio Supervisionado., Ensino Técnico., Experiências., Kahoot.Resumo
Este artigo tem por finalidade relatar as experiências e práticas vivenciadas durante a fase de Estágio Supervisionado em Computação II, do Curso de Licenciatura em Computação, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho (NESCAC), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizado no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM. Tendo como principal objetivo apresentar aos discentes e docentes recursos tecnológicos que podem ser utilizados em sala de aula para trabalhar de forma mais dinâmica e descontraída qualquer disciplina, como exemplo, o componente curricular de Anatomia Humana, e proporcionar conhecimento sobre o Sistema Esquelético utilizando a plataforma de aprendizagem Kahoot, para gerar um melhor entendimento e entrosamento no processo de ensino e aprendizagem. A presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, por se tratar de um estudo descritivo onde são relatadas as experiências no ambiente escolar, para desenvolver as habilidades excepcionalmente nas questões da criatividade, inventividade, criticidade e interatividade. A atividade foi idealizada a partir da problemática no decorrer do período de observação e coparticipação na turma do Curso Técnico em Enfermagem, juntamente com o apoio da professora titular da turma, observando as dificuldades dos alunos em relação à disciplina de Anatomia Humana.
Downloads
Referências
BORSSOI, Berenice Lurdes. O estágio na formação docente: da teoria a prática, ação-reflexão. Simpósio Nacional de Educação, v. 20, 2008. Disponível em: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/1/Artigo%2028.pdf. Acesso em: 15, jun. 2023
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.ltr.com.br/loja/folheie/5673.pdf. Acesso em: 14 jun. 2023.
CARVALHO, Carla Joana. Ensino e aprendizagem das Ciências Naturais através da aprendizagem baseada na resolução de problemas: um estudo com alunos de 9º ano, centrado no tema sistema digestivo. 2009. Tese (Mestrado) - Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia, 2009. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/9792. Acesso em: 13 jun. 2023.
COSTA, Giselda. Kahoot! um gameshow em sala de aula. Disponível em:< http://www.giseldacosta.com/wordpress/kahoot-um-gameshow-em-sala-de-aula/>. Acesso em: 17 jun. 2023.
DELLOS, Ryan. Kahoot! A digital game resource for learning. International Journal of Instructional technology and distance learning, v. 12, n. 4, p. 49-52, 2015. Disponivel em: https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=77b4a48b8011bd3b467e2627d4e3b16d9ec13690#page=53. Acesso em: 15 jun. 2023.
DE FREITAS, Daniela Fernanda; FIGUEIREDO, Flávio Junior Barbosa; GUIMARÃES, Talita Antunes. O processo ensino aprendizagem utilizando o aplicativo Kahoot. IntegraEaD, v. 2, n. 1, p. 6-6, 2020. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/index.php/IntegraEaD/article/view/11849. Acesso em: 15 jun. 2023.
LINO, Matheus; GONZAGA, Léo. Como utilizar o Kahoot. [S. l.]: CEDUC, 2020. Disponível em https://ceduc.unifei.edu.br/tutoriais/como-utilizar-a-plataforma-kahoot/. Acesso em: 15 jun. 2023.
SACRISTÁN, José Gimeno. (Org.). Saberes e incertezas sobre currículo. São Paulo: Editora Penso, 2013. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=V4MFBAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA3&dq=SACRIST%C3%81N,+Jos%C3%A9+Gimeno.+(Org.).+Saberes+e+incertezas+sobre+curr%C3%ADculo.+S%C3%A3o+Paulo:+Editora+Penso,+2013.+&ots=YmLV-GaZOZ&sig=jOO51BB9Yhf2zsQCrsRRFACEOPs. Acesso em: 17 jun. 2023.
SILVA, João Batista da; ANDRADE, Maria Helena; OLIVEIRA, Rannyelly Rodrigues de; SALES, Gilvandenys Leite; ALVES, Francisco Regis Vieira. Tecnologias digitais e metodologias ativas na escola: o contributo do Kahoot para gamificar a sala de aula. Revista THEMA. 2018 | Volume 15 | Nº 2 | Pág. 780 a 791. Disponível em:< http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/838> Acesso em: 11 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.