ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA KAHOOT COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO TÉCNICO NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3915

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado., Ensino Técnico., Experiências., Kahoot.

Resumo

Este artigo tem por finalidade relatar as experiências e práticas vivenciadas durante a fase de Estágio Supervisionado em Computação II, do Curso de Licenciatura em Computação, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho (NESCAC), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizado no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM. Tendo como principal objetivo apresentar aos discentes e docentes recursos tecnológicos que podem ser utilizados em sala de aula para trabalhar de forma mais dinâmica e descontraída qualquer disciplina, como exemplo, o componente curricular de Anatomia Humana, e proporcionar conhecimento sobre o Sistema Esquelético utilizando a plataforma de aprendizagem Kahoot, para gerar um melhor entendimento e entrosamento no processo de ensino e aprendizagem. A presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, por se tratar de um estudo descritivo onde são relatadas as experiências no ambiente escolar, para desenvolver as habilidades excepcionalmente nas questões da criatividade, inventividade, criticidade e interatividade. A atividade foi idealizada a partir da problemática no decorrer do período de observação e coparticipação na turma do Curso Técnico em Enfermagem, juntamente com o apoio da professora titular da turma, observando as dificuldades dos alunos em relação à disciplina de Anatomia Humana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Lidiane Castro de Oliveira

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho - AM - NESCAC/UEA.

  • Suzie Darling Batista Moraes

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas-UEA do Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho - AM - NESCAC/UEA.

  • Kaio Carvalho da Silva

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho - AM - NESCAC/UEA.

  • Lusandra Nascimento de Andrade

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Careiro Castanho - AM - NESCAC/UEA.

  • Ivone Conrado de Souza

    Pedagoga e Pós-graduada em Psicopedagogia e Didática do Ensino Superior. Pedagoga da Secretaria Estadual de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM).

  • Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Referências

BORSSOI, Berenice Lurdes. O estágio na formação docente: da teoria a prática, ação-reflexão. Simpósio Nacional de Educação, v. 20, 2008. Disponível em: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/1/Artigo%2028.pdf. Acesso em: 15, jun. 2023

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.ltr.com.br/loja/folheie/5673.pdf. Acesso em: 14 jun. 2023.

CARVALHO, Carla Joana. Ensino e aprendizagem das Ciências Naturais através da aprendizagem baseada na resolução de problemas: um estudo com alunos de 9º ano, centrado no tema sistema digestivo. 2009. Tese (Mestrado) - Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia, 2009. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/9792. Acesso em: 13 jun. 2023.

COSTA, Giselda. Kahoot! um gameshow em sala de aula. Disponível em:< http://www.giseldacosta.com/wordpress/kahoot-um-gameshow-em-sala-de-aula/>. Acesso em: 17 jun. 2023.

DELLOS, Ryan. Kahoot! A digital game resource for learning. International Journal of Instructional technology and distance learning, v. 12, n. 4, p. 49-52, 2015. Disponivel em: https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=77b4a48b8011bd3b467e2627d4e3b16d9ec13690#page=53. Acesso em: 15 jun. 2023.

DE FREITAS, Daniela Fernanda; FIGUEIREDO, Flávio Junior Barbosa; GUIMARÃES, Talita Antunes. O processo ensino aprendizagem utilizando o aplicativo Kahoot. IntegraEaD, v. 2, n. 1, p. 6-6, 2020. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/index.php/IntegraEaD/article/view/11849. Acesso em: 15 jun. 2023.

LINO, Matheus; GONZAGA, Léo. Como utilizar o Kahoot. [S. l.]: CEDUC, 2020. Disponível em https://ceduc.unifei.edu.br/tutoriais/como-utilizar-a-plataforma-kahoot/. Acesso em: 15 jun. 2023.

SACRISTÁN, José Gimeno. (Org.). Saberes e incertezas sobre currículo. São Paulo: Editora Penso, 2013. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=V4MFBAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA3&dq=SACRIST%C3%81N,+Jos%C3%A9+Gimeno.+(Org.).+Saberes+e+incertezas+sobre+curr%C3%ADculo.+S%C3%A3o+Paulo:+Editora+Penso,+2013.+&ots=YmLV-GaZOZ&sig=jOO51BB9Yhf2zsQCrsRRFACEOPs. Acesso em: 17 jun. 2023.

SILVA, João Batista da; ANDRADE, Maria Helena; OLIVEIRA, Rannyelly Rodrigues de; SALES, Gilvandenys Leite; ALVES, Francisco Regis Vieira. Tecnologias digitais e metodologias ativas na escola: o contributo do Kahoot para gamificar a sala de aula. Revista THEMA. 2018 | Volume 15 | Nº 2 | Pág. 780 a 791. Disponível em:< http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/838> Acesso em: 11 jun. 2023.

Publicado

21/08/2023

Edição

Secção

ARTIGOS

Categorias

Como Citar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA KAHOOT COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO TÉCNICO NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483915. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3915