EFEITO PROTETIVO DO USO DE VITAMINAS NA PERDA AUDITIVA EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.394

Palavras-chave:

Vitaminas; Audição; Perda Auditiva; Prevenção e Controle. Envelhecimento.

Resumo

Objetivo: Apresentar evidências científicas sobre o efeito protetivo do uso de vitaminas na perda auditiva em idosos. Métodos: A busca de artigos foi efetuada nas bases de dados Scielo, Lilacs, Pubmed, Scopus, Bireme e Web Of Science, foi realizada uma busca por literatura cinzenta no Google Scholar. Não houve restrição de localização, período e idioma. A presente pesquisa está registrada no PROSPERO com número CRD 42020208079. Resultados: a maioria dos estudos relata a associação entre a deficiência de vitamina B12 e de folato com a perda auditiva, contudo observou-se também que houve falha em demonstrar associação especificamente entre o nível de audição e consumo de vitamina B12 ou ácido fólico nos participantes, porém relatou-se que participantes que apresentavam maior ingestão de folato obtiveram um risco reduzido de perda auditiva. Conclusão: O déficit de ingestão de vitaminas antioxidantes pode contribuir para o declínio da perda auditiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Patricia Haas, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Doutora do Curso de Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa   Catarina - UFSC;  Fonoaudiologia; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Publicado

03/07/2021

Como Citar

Faustino Gonçalves , L., de Paiva, K. M. ., Dias dos Santos, M. J. ., & Haas, P. (2021). EFEITO PROTETIVO DO USO DE VITAMINAS NA PERDA AUDITIVA EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26394. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.394