FATORES DE RISCO ENVOLVIDOS NA GÊNESE DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3941

Palavras-chave:

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade; Fatores de risco; Genética; Neurobiologia.

Resumo

O TDAH é uma condição neuropsiquiátrica comum que impacta negativamente diversos aspectos do desenvolvimento dos indivíduos afetados. A etiologia do TDAH envolve uma complexa interação entre fatores genéticos, neurobiológicos e ambientais, e compreender essas influências é essencial para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e intervenção mais eficazes. Objetivo: Esta revisão bibliográfica tem como objetivo aprofundar a compreensão dos fatores de risco envolvidos na gênese do TDAH em crianças e adolescentes, explorando a influência dos fatores genéticos, neurobiológicos e ambientais, bem como a interação entre eles. Metodologia: A busca científica foi realizada em bases de dados como PubMed/MEDLINE, Scopus, Web of Science e PsycINFO, usando termos de busca relacionados ao TDAH, fatores de risco, etiologia e epidemiologia. Foram selecionados estudos originais e revisões bibliográficas publicados em periódicos científicos indexados, abordando fatores de risco associados ao TDAH em crianças e adolescentes nos últimos 20 anos. Resultados e Discussão: A revisão revelou que os fatores genéticos têm um papel significativo na predisposição ao TDAH, com estimativas de herdabilidade entre 70% e 90%. Estudos genômicos identificaram genes relacionados ao sistema dopaminérgico e ao desenvolvimento cerebral como candidatos importantes na etiologia do transtorno. Além disso, fatores ambientais, como tabagismo materno durante a gravidez e consumo de álcool, estão associados a um maior risco de TDAH. Conclusão: Esta revisão bibliográfica reforça a importância de uma abordagem integrada que considere os fatores genéticos, neurobiológicos e ambientais na etiologia do TDAH em crianças e adolescentes.

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Biografias Autor

Lucas Mainardo Rodrigues Bezerra

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba-IESVAP.

Gabriel Medeiros Oliveira Pires

Acadêmico do 6º ano do curso de medicina da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí/ Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (FAHESP / IESVAP).

Dara Maria Pontes Gomes

Acadêmica do 4º ano do curso de medicina da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí/ Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (FAHESP / IESVAP).

Antonio Gleysson Vieira Abreu Menezes

Acadêmico do 6º ano do curso de medicina da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí/ Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (FAHESP / IESVAP).

Amannda Maria Neiva dos Santos

Acadêmica do 6º ano do curso de medicina da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí/ Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (FAHESP / IESVAP).

Pedro Henrique Fréres Holanda

Acadêmico do 6º ano do curso de medicina da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí/ Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (FAHESP / IESVAP).

Antônio Valdir Soares de Sousa Júnior

Acadêmico do 4º ano do curso de medicina do Centro Universitário Uninovafapi.

Virgínia Célia Maia Alencar Neta

Acadêmica do 4º ano do curso de medicina da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí/ Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (FAHESP / IESVAP).

Gabriela Neves Pugliese

Acadêmica do curso de medicina da UNIGRANRIO.

Larissa Nunes Castro

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário Uninovafapi.

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Publicado

28/08/2023

Como Citar

Mainardo Rodrigues Bezerra, L., Oliveira Pires, G. M., Pontes Gomes, D. M., Vieira Abreu Menezes, A. G., Neiva dos Santos , A. M., Fréres Holanda , P. H., … Nunes Castro , L. (2023). FATORES DE RISCO ENVOLVIDOS NA GÊNESE DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483941. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3941

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