OS EFEITOS DA REGULAMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO DIGITAL NAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3942

Palavras-chave:

PNED, Ensino

Resumo

Este trabalho tem como tema principal discutir os efeitos da regulamentação da política nacional da educação digital nas competências digitais dos docentes do ensino básico. Objetiva compreender o contexto de consolidação da educação digital e os principais propósitos relacionados à regulamentação da Política Nacional Brasileira de Educação Digital (PNED) e seus efeitos. O desenvolvimento, inovações e utilização pela sociedade contemporânea das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) oportunizou que a educação digital ganhasse grande espaço no mundo em estudos e discussões relacionados à educação. As TDIC têm possibilitado às instituições de ensino a implementação da educação digital. Esse trabalho justifica-se pela importância de a sociedade desenvolver competências digitais para uma melhor convivência nas relações de cidadania digital a partir do marco regulamentador da Lei 14.533 de 2023. Utilizando uma pesquisa documental bibliográfica, contextualiza quem é esse aluno da chamada era digital, discute a regulamentação da PNED e aborda conceitos necessários para entender o ambiente no qual a lei está inserida e discute competências digitais necessárias aos docentes da educação básica.

 

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Biografias Autor

Marco Antonio Silvany

Unib - Unidade Ibirapuera.

Carina Aparecida Antunes

Licenciada em Letras - Português/Literaturas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestra em Serviço Social e Desenvolvimento Regional pela mesma Instituição. Assistente Social do Cefet/RJ UnED Angra dos Reis.

Fernando Seixas Pereira

Graduado em Ciências Contábeis e Licenciado em História. Pós-graduado em Finanças Corporativas.

Flávia Letícia dos Santos Uchôa

Licenciada em Letras- Habilitação em Língua Portuguesa- UEPB. Pós-graduada em Língua Portuguesa- Português e Literatura – Faveni. Professora da rede privada e municipal de Paulo Afonso - BA.

Dalziane Barbosa de Sousa

Graduada em Pedagogia e Pós-Graduada em Educação Digital.

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Publicado

01/09/2023

Como Citar

Silvany, M. A., Antunes, C. A., Seixas Pereira, F., dos Santos Uchôa, F. L., & Barbosa de Sousa, D. (2023). OS EFEITOS DA REGULAMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO DIGITAL NAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e493942. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3942