RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CAREIRO-AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3960

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Relatos de experiência, Kahoot

Resumo

Este artigo relata as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado em Computação II, na modalidade de ensino médio, realizado na Escola Estadual Thomé Ferreira Santiago, localizada no município de Careiro, Amazonas. O estágio supervisionado é uma oportunidade valiosa para o licenciando complementar seus conhecimentos teóricos por meio da aplicação prática, promovendo a integração entre teoria e prática. O artigo destaca a importância do estágio supervisionado no desenvolvimento da carreira docente, enfatizando a utilização de recursos tecnológicos e softwares educacionais para potencializar o processo de ensino-aprendizagem, ressaltando a importância do plano de ação. O artigo descreve as etapas do estágio supervisionado, incluindo observação, coparticipação e regência, destacando a importância de cada uma delas no desenvolvimento dos estagiários. A regência é ressaltada como um momento significativo em que os estagiários aplicam seus conhecimentos, planejam aulas e utilizam ferramentas tecnológicas, como a plataforma Kahoot, para promover uma aprendizagem dinâmica e interativa. O artigo conclui enfatizando a importância do estágio supervisionado na formação dos futuros educadores, destacando a integração da tecnologia como recurso enriquecedor e a necessidade de abordagens pedagógicas inovadoras para promover uma educação de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Felipe de Souza Pinheiro

Acadêmico de Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Ivone Conrado de Souza

Pedagoga e especialista em psicopedagogia e didática do ensino superior. Servidora pública da secretaria estadual de educação e desporto escolar. Careiro-Amazonas-Brasil.

Referências

DIAS, Rosilana Aparecida; DOS SANTOS, Josiane Cristina. Um olhar sobre o estágio supervisionado na Licenciatura em Computação. Lynx, v. 2, 2022.

FARDO, M. L. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41629. Disponível em:<https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41629> Acesso em: 20 junho 2023.

OLIVEIRA, Amurabi; BARBOSA, Vilma Soares Lima. Formação de professores em ciências sociais: desafios e possibilidades a partir do estágio e do PIBID. Revista Inter-Legere, n. 13, p. 140-162, 2013.

Silva, J. M., & Souza, F. S. (2023). A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL UNIVERSITÁRIA DE PROFESSORES EM PEDAGOGIA E AS CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DE INTEGRAÇÃO CURRÍCULAR COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO. Revista Interdisciplinar Sulear, 14, 111–125. Recuperado de <https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/6602> Acesso em: 23 junho 2023.

PAMPLONA, Admur Severino; COSTA, Wanderleya Nara Gonçalves. O PAPEL DO PROFESSOR SUPERVISOR NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. CONEDU, n.25/2020.

Publicado

05/09/2023

Como Citar

de Souza Pinheiro, F., de Oliveira Barbosa, L. S., & Conrado de Souza, I. (2023). RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CAREIRO-AM. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e493960. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3960