EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – GAMIFICAÇÃO DESPLUGADA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4003Palavras-chave:
Estágio, Supervisionado, EducaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo principal apresentar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado em Computação I, do Curso Licenciatura em Computação, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, realizado nas turmas do fundamental I, na Escola Municipal João Lobo, localizado no Município de Careiro-AM, situado à Rua Jasmim, s/n, Bairro Novo horizonte. No decorrer do estágio foi desenvolvida uma proposta de gamificação de forma desplugada, ou seja, sem uso de eletrônicos que se adaptasse à realidade do professor e alunos. A metodologia seguiu as etapas de: observação, coparticipação que ao finalizar essas etapas o estagiário elaborou um plano de ação com professor se baseando na problemática observada em sala de aula. Dessa forma, foi feito um jogo com dados para percorrer uma pista com etapas, tudo feito manualmente. Esse jogo foi criado para torna as aulas mais atraentes ao aluno e aumentar a participação e engajamento em sala de aula com os conteúdos ministrados pelo professor.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.BRASIL. Disponível em: https://www.bing.com/ck/a?!&&p=05062c040c2f0a76JmltdHM9MTY5Mjc0ODgwMCZpZ3VpZD0xZWU4NDkxNC02ZTNjLTZiMDItMmFkOC01Yjc1NmZmMjZhMjMmaW5zaWQ9NTE5MQ&ptn=3&hsh=3&fclid=1ee84914-6e3c-6b02-2ad8-5b756ff26a23&psq=BRASIL.+Lei+de+Diretrizes+e+Bases+da+Educa%c3%a7%c3%a3o+Nacional%2c+LDB.+9394%2f1996.BRASIL+&u=a1aHR0cDovL3BvcnRhbC5tZWMuZ292LmJyL2FycXVpdm9zL3BkZi9sZWklMjA5Mzk0LnBkZg&ntb=1. Acesso em: 28 jul. 2023
BRASIL. Parâmentos Curriculares Nacionais: Matemática. Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília,1997. Disponível em: http://www.rc.com.br/exposicao/ecologia_meio_ambiente/transversalidade/transversalidadeProjeto%20Integrando%20Gera%C3%A7%C3%B5es.pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CEB 5/2009. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de Dezembro de 2009b, Seção 1, P. 18. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/Qnq7zmpsLtH9mk3cwhJnKyz/?lang=pt. Acesso em: 02 agos. 2023.
BELL, T., Witten, I, H. e Fellows, M. (2011). Computer Science Unplugged: Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador. Tradução coordenada por Luciano Porto Barreto.
BIANCHI, A.C. M, et al. Orientação para o estágio em licenciaturas. São Paulo: Pioneiras Thomson Learming, 2005. Disponível em: http://waltenomartins.com.br/ebook_CSUnplugged.pdf. Acesso em: 10 agos. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/download/3221/2405. Acesso em: 19 agos. 2023.
PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. Disponível em: https://philpapers.org/rec/PINOCD. Acesso em: 20 agos. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.