EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: RODA DE CONVERSA SOBRE O AEDES AEGYPTI E SUAS ESTRATÉGIAS DE CONTROLE COM DISCENTES DO CURSO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI-UFCA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4055Palavras-chave:
Aedes aegypti, Educação, SaúdeResumo
Foi realizado um diálogo pedagógico sobre as questões relacionadas à Dengue, Chikungunya, Zika e o controle do vetor causador dessas arboviroses, com alunos do Curso Interdisciplinar em Ciências da Natureza e Matemática nos cursos do Instituto de Formação de Educadores-IFE da Universidade Federal do Cariri-UFCA. Este momento teve como objetivo refletir sobre as arboviroses e despertar nos alunos a promoção da educação e da saúde no enfrentamento do vetor Aedes aegypti através de metodologias sustentáveis. De forma expositiva, foram apresentados métodos alternativos de controle vetorial, são eles: ovitrampas, larvitrampas, controle biológico com peixes, seguido de debate com a metodologia de Wells, que remete ao processo educativo com diálogo triádico. Evidenciou-se a participação ativa dos estudantes, que demonstraram interesse pela pesquisa acadêmica, bem como o envolvimento com o tema e a conscientização quanto à necessidade de educação ambiental e a importância da atuação da Universidade e da comunidade no controle do Aedes aegypti através de ações envolvendo a comunidade.
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