PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE NA PREVENÇÃO CONTRA O BULLYING E O CYBERBULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4084Palavras-chave:
Educação em saúde, Bullying, Estratégias de saúde, CyberbullyingResumo
Introdução: A violência escolar é um problema complexo relacionado aos contextos socioeconômicos e culturais. Nas áreas urbanas desfavorecidas, a violência prevalece devido à presença estatal limitada e baixa qualidade de vida. Objetivo: descrever as estratégias pedagógicas utilizadas com vistas à atenção, prevenção e enfrentamento das situações de violência no ambiente escolar. Metodologia: Estudo qualitativo e reflexivo do tipo relato de experiência feito a partir das vivências das ações educativas realizadas pelos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PRMSF) em três escolas estaduais do Município de Cascavel-PR. Foram realizadas reuniões com diretores e coordenadores das escolas para alinhar as estratégias de ações de educação em saúde a serem realizadas nos espaços escolares. Foram utilizadas metodologias ativas na realização das ações educativas. Resultados e Discussões: A experiência envolveu estudantes de 11 a 19 anos de idade, e foi realizada no período de outubro/2022 a maio/2023, com 71 turmas e aproximadamente 2.130 alunos. Comportamentos de bullying, cyberbullying e preconceito surgiram como situações recorrentes. A abordagem com os estudantes incorporou direitos legais e discussões interativas, fomentando a sensibilização sobre a violência e suas consequências. Considerações finais: A articulação e o envolvimento entre a saúde e educação, pelo PRMSF, abordou eficazmente a violência escolar. Desafios incluem a normalização da violência e o ceticismo em abordá-la. No entanto, essa iniciativa demonstrou potencial para promover mudanças, melhorando a compreensão dos estudantes sobre a violência e os sistemas de suporte disponíveis pela rede intersetorial.
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