TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: UMA DISCUSSÃO ESPECIAL SOBRE OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4141Palavras-chave:
Tecnologias. Ambientes virtuais de aprendizagem. Ensino Médio. Ensino. Aprendizagem. Escola.Resumo
As tecnologias de informação e de comunicação (TICs) e ambientes virtuais de aprendizagem cada vez mais encontram destaque no âmbito escolar, ainda mais na perspectiva de inovação didática no Ensino Médio. Muitas são, de fato, suas contribuições para reproduzir inúmeras potencialidades e benefícios no desempenho e performance escolar dos estudantes do Ensino Médio nas escolas, contudo, não se pode deixar de enfatizar as barreiras e os desafios que obstaculizam os resultados mais assertivos e profícuos, em algumas situações específicas. Logo, o objetivo do presente estudo é discutir o papel e valor da tecnologia, com ênfase no ambiente virtual de aprendizagem, no contexto da construção de conhecimento dos estudantes do Ensino Médio e aperfeiçoamento das práticas de ensino. Para tanto, procedeu-se uma revisão de literatura (pesquisa bibliográfica), de base qualitativa, exploratória e explicativa. Com isso, concluiu-se que as tecnologias e os ambientes virtuais de aprendizagem definem um espaço de aprendizagem mais estimulante e inovador, interativo, motivador, dinâmico e construtivo ao conhecimento dos alunos e docentes. Outrossim, existem barreiras e desafios que impedem o desenvolvimento de melhores resultados no Ensino Médio, em especial no âmbito da infraestrutura e condições inadequadas em muitas escolas quanto ao uso de tecnologias, resistência por parte de alguns docentes, gestores ou equipes pedagógicas, falta de acesso às redes de banda larga por alunos da comunidade mais carente, dentre outros.
Downloads
Referências
BAZHUNI, Rosayna; SILVA, Luciana. Ações de docência na pandemia: desafios e oportunidades com as novas tecnologias digitais. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 5, n. especial, p. 101-103, 2020.
BORBA, Marcelo Carvalho.; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática na Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
BRITO, Alan, et al. Tecnologias digitais móveis: tecnologia pouco conhecida entre os professores do ensino fundamental e médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 4, p. 152-167, 2019.
CEMBRANEL, Cristiane; SCOPEL, Janete. Ensino híbrido e a construção da aprendizagem dos estudantes do ensino médio. Scientia Cum Industria, v. 7, p. 12-15, 2019.
GIL, Antonio Carlos; VERGARA, Sylvia Constant. Tipo de pesquisa. Rio Grande do Sul: Universidade Federal de Pelotas, 2015.
MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
MENDONÇA, Samuel; FIALHO, Wanessa. Reforma do Ensino Médio: velhos problemas e novas alterações. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 25, 2020.
MOREIRA, Maria, et al. Metodologias e tecnologias para educação em tempos de pandemia COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 3, p. 6281-6290, 2020.
MOREIRA, Sara; MARTINS, Antônia. Metodologias Ativas aplicadas as áreas do conhecimento do Novo Ensino Médio: Revisão Sistemática da Literatura. Educação Contemporânea, v. 43, n. 3, 2023.
SANTOS, Sandro, et al. Uso das TIC’s por educandos do Ensino Médio de escolas do campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 4, n. 2, 2019.
SILVA, Josélia; SALLES, Rafael; SILVA, Mauricio. Utilização de novas tecnologias em sala de aula: análise dos desafios e possibilidades na ótica da gestão escolar. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 7, p. 49008-49030, 2022.
SOUZA, Mércia; FERRÃO, Nazaré; CHERMONT, Nelceia. Desafios dos professores do Ensino Médio no Ensino Remoto em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 3, n. 1, 2021.
VASCONCELOS, Gibran, et al. Mapeamento das Tecnologias Educacionais Digitais adotadas para ensino-aprendizagem de Matemática em instituições de Ensino Médio no Brasil. RENOTE, v. 18, n. 1, 2020.
VERGNA, Márcia. Tecnologias de informação e de comunicação no ensino da língua portuguesa no ensino médio: revisão de literatura. Pensares em Revista, n. 20, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.