INFLUÊNCIA DO NEOLIBERALISMO E DAS EMPRESAS TRANSNACIONAIS NA PADRONIZAÇÃO E MONOPOLIZAÇÃO DAS SEMENTES BEM COMO NO DIREITO ALIMENTAR
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4258Palavras-chave:
Neoliberalismo, empresas transnacionais, sementes, direito alimentarResumo
A presente obra visa analisar a influência do neoliberalismo e das empresas transnacionais na padronização e monopolização das sementes no Brasil, com a consequente intervenção no direito alimentar. Serão analisados como o neoliberalismo e as empresas transnacionais influenciam no fortalecimento do agronegócio, com a consequente uniformização genética das sementes das monoculturas. O método utilizado para a pesquisa foi o bibliográfico que se vale de um levantamento feito através dos materiais já publicados por pesquisadores do tema em livros, revistas ou artigos científicos.
Downloads
Referências
ALTIERI, M. A. Agroecologia, agricultura camponesa e soberania alimentar. REVISTA NERA, [S. l.], n. 16, p. 22–32, 2012.
GOLDFARB, Yamila. Expansão da soja e financeirização da agricultura como expressões recentes do regime alimentar corporativo no Brasil e na Argentina. REVISTA NERA – ANO 18, Nº. 28 – Dossiê 2015 – ISSN: 1806-6755
DARDOT, Pierre & LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. 1ªed. São Paulo: Boitempo. 2016.
LIMA, Mayrá Silva. Os ruralistas como elite política: hegemonia construída através do Estado e da imprensa brasileira. 2020. 248 f., il. Tese (Doutorado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
MCMICHAEL, Philip. Regimes alimentares e questões agrárias. 1. ed. São Paulo; Porto Alegre: Editora Unesp; Editora da UFRGS, 2016.
MENDONÇA, Maria Luisa. O papel da agricultura nas relações internacionais e a construção do conceito de agronegocio. Contexto Internacional (PUC) Vol. 37 no 2 – mai/ago 2015.
MOREIRA, Marina Rocha. A territorialização dos alimentos e os alimentos pelas territorialidades. 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Direito Agrário da Faculdade de Direito, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
NUNES, Antônio José Avelãs. Neoliberalismo e direitos humanos. Editorial Caminho, SA, Lisboa. 2003.
PERES, Gustavo Lagares Xavier, 1993- 2019 Origens e Disseminação das Sementes Transgênicas e seus Direitos de Propriedade Intelectual: O Papel da Biotecnologia no Regime Alimentar Neoliberal / Gustavo Lagares Xavier Peres. - 2019.
SHIVA, Vandana. A violência da Revolução Verde. Edições Mahatma, 2015.
SHIVA, Vandana. Biopirataria: a pilhagem da natureza e do conhecimento.
Biodiversidade e Conhecimento Popular. In: Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
VALENTE, Flávio Luiz Schieck. Direito Humano à Alimentação Desafios e Conquistas. Editora: Cortez. 2002.
SILVA, R. de O., & Marques, M. D. (2020). Neoliberalismo e desenvolvimento regional: obstáculos da política regional no Brasil. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 348–369. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2686
SOUZA, Rafaela Oliveira de. Direito à biodiversidade e à alimentação: uma comparação das políticas de sementes no Brasil e na Argentina. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Direito Agrário da Faculdade de Direito, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
(2009). La Via Campesina: las luchas em el mundo. Ehne: https://viacampesina.org/es/las-luchas-del-campesinado-en-el-mundo/ Tradução
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.