A TRADIÇÃO E A TRAIÇÃO: A “ALMA IMORAL” SOB UM OLHAR PSICANALÍTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.4301

Palavras-chave:

Desejo; Psicanálise; Traição; Tradição; Alma Imoral.

Resumo

Nilton Bonder publicou sua obra intitulada “A Alma Imoral” em 1998, que também deu origem à peça homônima apresentada pela atriz e dramaturga Clarice Niskier, além do documentário disponível no canal do YouTube.
Este trabalho baseia-se no que o autor chamou de “psicologia evolucionista”, que aponta o corpo como algo moral, que visa preservar a vida e a alma como imoral, pois seu desejo é romper com as tradições e transcender.
O foco central aqui é o desejo e a maneira como os seres humanos se comportarão em relação a ele. O desejo nem sempre está de acordo com os dogmas impostos pela tradição e surge um dilema: realizar o desejo e trair os acordos contrários a ele ou ser fiel aos acordos firmados e trair o próprio desejo? Optar por não trapacear é optar pela fidelidade e tentar ignorar outros supostos objetos de desejo, como pudemos reconhecer neste estudo, pois os desejos são incontroláveis ​​no sentir, mas não no fazer.
Baseado na obra de Bonder e ancorado em obras clássicas da psicanálise, este trabalho teve como objetivo desvendar o sujeito e sua alma (i)moral, revelando e expondo o que a psicanálise chama de desejo. Concluímos que o desejo está na base da traição e da tradição e é o olhar que diferencia o moral do imoral e, no final, percebemos que “a traição é inevitável”

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Sueli Florentina Alves

Graduada no curso de Psicologia pela Universidade de Santo Amaro-UNISA

Professor Orientador Gerson, Universidade Santo Amaro - UNISA

Dr. Gerson Heidrich da Silva

Professor/Supervisor Clínica Psicologia

Universidade de Santo Amaro - UNISA

Yndianara Souza Soares, Universidade Santo Amaro - UNISA

Yndianara Souza Soares estudante graduada no curso  de Psicologia pela Universidade Santo Amaro (UNISA)

Hernani Kaiser Alves, Universidade Santo Amaro - UNISA

Estudante graduado do curso de Psicologia da Universidade Santo Amaro.
(UNISA)

Referências

BONDER, Nilton. A Alma Imoral: Traição e Tradição Através dos Tempos. Rio de Janeiro. Editora Rocco. 1998.

TENDLER, Silvio. A Alma Imoral (Documentário). Disponível em: ALMA IMORAL | Filme. Acessado em 11/12/2022.

SILVA, Prof. Dr. Gerson Heidrich da e SOARES, Jainne Santana. O Desejo, a Traição e a Tradição: A “Alma Imoral” À Luz Da Psicanálise. Revista Lumen Et Virtus. Vol VIII nº 20, 2017

FREUD, Sigmund. O Mal-Estar Na Civilização, Novas Conferências Introdutórias À Psicanálise e Outros Textos (1930-1936); Obras Completas, Vol.18. Tradução Paulo Cezar de Souza. São Paulo, Companhia das Letras, 2010.

Publicado

17/10/2023

Como Citar

Florentina Alves, S., Heidrich da Silva, G., Souza Soares, Y., & Kaiser Alves, H. (2023). A TRADIÇÃO E A TRAIÇÃO: A “ALMA IMORAL” SOB UM OLHAR PSICANALÍTICO . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e414301. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.4301