FORMAÇÃO DOCENTE: DISCUTINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO POR MEIO DE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Álvaro Raphá Lemos Guerra
  • Júlio dos Santos Silva
  • Fernanda Shellenn Viana Pereira
  • Ivone Lima Santos
  • Maria Nilza Andrade Araújo de Oliveira
  • Edilene Soares Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4322

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino

Resumo

Este trabalho tem como desígnio averiguar a edificação do PPP – Projeto Político Pedagógico e a participação democrática da gestão escolar no que diz respeito à elaboração de metodologias ativas para a constituição de tal regimento educacional. Assim sendo, acrescenta-se que O PPP é definido como um caminho utilizado pela unidade escolar com o propósito de alcançar os seus objetivos, e que se alinha com as diretrizes da escola, auxiliando-os a selecionarem as melhores escolhas, devendo ser respeitado e utilizado por todos os que compõem a unidade, sempre de maneira democrática e harmoniosa, no decorrer do ano letivo. Para discutir tal assunto, realizou-se uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico, por meio de consulta a estudos de especialistas na literatura pertinente à temática aqui abordada, buscando, com  isso, compreender melhor, devido à sua complexidade, o processo de organização e edificação desse documento e sua importância para a prática educativa desenvolvida no ambiente escolar. Desse modo, tendo em vista o cenário que aborda a teoria e a prática, surge a necessidade de desenvolver uma reflexão a respeito da importância da edificação do PPP na gestão de uma escola pública de forma democrática, o que justifica claramente a necessidade de construção e apreciação desse trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ueudison Alves Guimarães

Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Álvaro Raphá Lemos Guerra

Graduado em Pedagogia e Ciências Biológicas. Bacharel em Direito. Pós-graduado em Gestão Educacional, Gestão em Saúde e Direito Ambiental. Mestrando em Educação.

Júlio dos Santos Silva

Graduado em Pedagogia e Letras/Inglês. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Língua Inglesa. Mestrando em Educação.

Fernanda Shellenn Viana Pereira

Graduada em Educação Física. Bacharel em Educação Física. Pós graduada em Educação física Escolar com Ênfase em Inclusão e Docência no Ensino Superior. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Ivone Lima Santos

Graduada em Pedagogia e Artes. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica. Mestranda em Educação.

Maria Nilza Andrade Araújo de Oliveira

Graduada em Pedagogia e Superior Tecnológico em Gestão Ambiental. Pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Especial, Neuropsicopedagogia, MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Resíduos Sólidos e suas Tecnologias. Mestranda em Educação.

Edilene Soares Rodrigues

Graduada em Pedagogia e Supervisão Escolar. Pós-graduada em Gestão Educacional. Mestranda em Educação.                   

Referências

ANDRÉ, M. E. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.

AZEVEDO, Janete Maria Lins de. O projeto Político Pedagógico no contexto da gestão escolar. Brasilia: MEC, 2010. Disponível em: moodle3.mec.gov.br/ufmg. Acesso em: 17 set. 2023.

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. São Paulo, São Paulo, SP, v. 18, n. 3, 2006.

FREITAS, Luiz Carlos de et al. Escola Viva: elementos para a construção de uma educação de qualidade social. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.

LONGHI, Simone Raquel Pagel; BENTO, Karla Lucia Bento. Projeto Políticopedagógico: Uma construção coletiva. São Paulo: Educadores dia a dia, 2010. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Pedagogia/aPPP.pdf. Acesso em: 10 jun. 2015.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis, SC: UFSC, 2005.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertat, 1995.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 24 ed. São Paulo: Libertad, 2014.

VEIGA, I. P. A. Projeto político pedagógico da escola, uma construção possível. 29. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

VEIGA, Ilma. Passos Alencastro (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998.

VEIGA, Ilma. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 23. ed. Campinas: Papirus, 2001.

VIEIRA, Sérvio Túlio Santos. A democracia deliberativa e a gestão democrática no Estatuto da Cidade: consoante entendimento jusfilosófico habermasiano. Rev. EMERJ, v. 13, n. 52, 2010.

VIEIRA, Sofia Lerche. Escola- função social, gestão e política educacional. São Paulo, Cortez, 2001.

Publicado

22/11/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Raphá Lemos Guerra, Álvaro, dos Santos Silva, J., Shellenn Viana Pereira, F., Lima Santos, I., Nilza Andrade Araújo de Oliveira, M., & Soares Rodrigues, E. (2023). FORMAÇÃO DOCENTE: DISCUTINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO POR MEIO DE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114322. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4322