PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUALIZADO (PDI) E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO: PROMOVENDO UMA SOCIEDADE MAIS EQUITATIVA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4621

Palavras-chave:

Inclusão. Plano de Desenvolvimento Individualizado. Educação.

Resumo

Esse artigo traz uma reflexão acerca da inclusão no contexto educacional brasileiro, resgatando algumas legislações que resguardam o direito de todas as pessoas ao acesso à educação, a necessidade do cumprimento destas diretrizes, bem como a importância do comprometimento de todos os profissionais envolvidos no processo, e de uma reflexão coletiva sobre o assunto. Apresenta uma entrevista com duas professoras da rede estadual de ensino de Santa Catarina (SC), suas visões, metodologias e práticas em relação à educação inclusiva no dia a dia da escola. Mostra, também, a importância e os benefícios do Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI), como pode ser implementado na educação brasileira, os passos necessários para a criação de um PDI, uma ferramenta importante que busca atender as necessidades individuais dos estudantes, suas particularidades, enaltecendo suas potencialidades, em busca de um processo de ensino-aprendizagem efetivo e eficaz, que perpassa a melhoria do desempenho acadêmico, ao aumentar a motivação dos alunos e reduzir as taxas de abandono escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Daniella Fernandes

Grupo Escolar Municipal Marlene Pereira Zuchi.

Adriana Milanez Suzigan

FUNIBER - Fundação Universitária Iberoamericana.

Referências

ARÊAS, R. L.; SILVA, S. S. O Plano de Desenvolvimento Individual ou o PDI é uma prática adotada nas escolas, a fim de potencializar o aprendizado do aluno com deficiência. Você sabe como funciona na prática? O Mundo Autista, 2020. Disponível em: https://omundoautista.uai.com.br/o-que-e-pdi-ou-pei/. Acesso em: 08 nov. 2023.

BRASIL. Decreto 6.571/2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto nº 6.253, de 13 de novembro de 2007. Brasília: Câmara dos Deputados, [2008]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2008/decreto-6571-17-setembro-2008-580775-publicacaooriginal-103645-pe.html. Acesso em: 11 nov. 2023.

CAIADO, K. R. M.; LAPLANE, A. L. F. Programa Educação inclusiva: direito à diversidade - uma análise a partir da visão de gestores de um município-polo. Educ. Pesqui., v. 35, n. 2, ago. 2009.

CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: do que estamos falando? Revista Educação Especial, n. 26, p. 19–30, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4395. Acesso em 30 de abr. 2022.

COLL, C.; MARCHESI, A.; PALÁCIOS, J. et al. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2011.

MINAS GERAIS. Leis Estaduais: Resolução SEE nº 4.256/2020. Institui as diretrizes para a normatização e organização da educação especial na rede estadual do Estado de Minas Gerais. Minas Gerais: Casa Civil, [2020]. Disponível em: https://casacivil.go.gov.br/noticias/9377-secretaria-da-casa-civil-explica-o-que-%C3%A9-uma-resolu%C3%A7%C3%A3o.html. Acesso em: 08 nov. 2023.

PARANOTTO, J.; SILVA, J. P. da. A inclusão no contexto atual. Gestão de conhecimento para a sociedade. In: SEGET 2014, XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. 22 a 24 outubro de 2014. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/9206.pdf. Acesso em: 08 nov. 2023.

PRIETO, R. G.; PAGNEZ, K. S. M. M.; GONZALEZ, R. K. Educação especial e inclusão escolar: tramas de uma política em implantação. Educação e Realidade, São Paulo, v. 44, n. 3, p. 725-743, 2014.

SANTOS, M. P. Educação inclusiva: redefinindo a educação especial. Ponto de Vista, Florianópolis, n. 3/4, p. 103-118, 2002.

VEIGA, I. P. A. (Org). Projeto político-pedagógico: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2004. p. 64-68.

Publicado

03/01/2024

Como Citar

Fernandes, D., & Milanez Suzigan, A. (2024). PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUALIZADO (PDI) E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO: PROMOVENDO UMA SOCIEDADE MAIS EQUITATIVA NO BRASIL. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e514621. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4621