ALTERNATIVAS PARA AMENIZAR A ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA E SUBSTITUTOS DIETÉTICOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.466Palavras-chave:
investigar as informações mais recentes em relação à alergia à proteína do leite de vaca, Hipersensibilidade, Proteínas do leite, DietaResumo
A finalidade principal deste projeto é investigar as informações mais recentes em relação à alergia à proteína do leite de vaca (APLV), procurando analisar meios para amenizar o problema e sugerir substitutos para o leite e seus derivados, assim como para produtos à base desses alimentos, realizando-se para isso, uma pesquisa em busca de produtos alimentícios específicos para alérgicos ao leite. O objetivo dessa pesquisa foi analisar alternativas para amenizar a alergia à proteína do leite de vaca em crianças com APLV. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa, no qual foram incluídos estudos observacionais, ensaios-clínicos, realizado com crianças de ambos os sexos e etnia, artigos publicados no período de 2015-2020. Cujos idiomas estavam na língua portuguesa ou inglesa com acesso ao texto completo. A busca ocorreu nas bases de dados PubMed, Science Direct, LILACS, entre agosto a novembro de 2020 com as combinações dos seguintes descritores: Hipersensibilidade; Proteínas do leite; Dieta. Foram identificados no site de busca da PubMed (348) artigos, no Science Direct (68) e no LILACS (10) artigos. Dos artigos encontrados apenas 8, relacionados às alternativas para amenizar as alergias a proteína do leite de vaca. Os resultados desta revisão integrativa demonstram que a utilização de alternativas alimentares juntamente com a eliminação de leites e derivados da dieta de crianças com APLV, podem promover melhorias nas manifestações alérgicas desses indivíduos. Portanto, o uso de fórmulas alimentares e a eliminação da proteína do leite de vaca são os melhores meios de amenizar as alergias à APLV.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.