APRENDENDO CIÊNCIAS ATIVAMENTE: METODOLOGIAS ATIVAS E INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4715Palavras-chave:
Selecionado:Metodologias ativas, ensino fundamental, ciências.Resumo
O ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental inclui a percepção e a compreensão do mundo biológico, químico e físico. A inclusão de metodologias ativas e ferramentas que auxiliam no aumento da aprendizagem dos discentes são cada vez mais solicitadas e colocadas em prática nas escolas. Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento da estrutura das escolas de ensino fundamental em uma cidade no interior de Minas Gerais, o interesse dos professores por metodologias ativas, além de apresentar propostas e ferramentas de ensino-aprendizagem viáveis para o conteúdo lecionado nas aulas de ciências, voltado para escolas públicas, rurais e periféricas, que possuem menos recursos estruturais e financeiros a sua disposição. O resultado demonstrou baixa estrutura física das escolas públicas da cidade, alto interesse dos professores locais em aplicar metodologias ativas e uma coleção de ferramentas adaptadas para o contexto de escolas com pouca infraestrutura.
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