OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4721

Palavras-chave:

Revisão integrativa. Aprendizagem em matemática. Objetos de aprendizagem.

Resumo

A utilização de Objetos de Aprendizagem (OAs) vem ao encontro da educação digital como forma de apoiar a aprendizagem dos alunos em Matemática, considerando que, aprender Matemática não é uma tarefa considerada fácil no contexto escolar. O objetivo deste artigo é compreender como os OAs são utilizados na educação em Matemática e qual a sua relevância para a aprendizagem dos alunos. Para isto foi realizada uma revisão integrativa da literatura, consultando as bases de dados SciElo e IEEE Xplore no período de 2012 a 2022. Foram encontrados 452 artigos e, após a análise, selecionou-se 10 trabalhos para compor o estudo. Os resultados apontam que, a implementação de OAs no contexto do ensino em Matemática é de suma importância, mas, precisa estar acompanhada de reflexão e planejamento por parte dos docentes.

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Biografias Autor

Ivam Galvão Filho

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - PPGEGC – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianópolis – Brasil.

Gustavo Madeira da Silveira

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em "Investigación Social Aplicada al Medio Ambiente" pela Universidade Pablo de Olavide (UPO/ESP). Possui MBA em Gestão Ágil de Projetos pela Federação da Industria de Santa Catarina (FIESC/SENAI). Possui pós-graduação Especialização em Direito Ambiental Nacional e Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialização em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Especialização em Direito Ambiental pela UNISUL. Professor da UNISUL onde ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação. Professor da Academia da Polícia Civil de Santa Catarina (ACADEPOL) onde ministra aulas em cursos de pós-graduação. É membro do Núcleo de Pesquisa em "Inteligência, Gestão e Tecnologia para Inovação" vinculado ao PPGEGC/UFSC. Delegado de Polícia da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) onde exerce a função de Diretor de Inteligência. Atua nas áreas de direito público, tecnologia e inovação em segurança pública e planejamento e gerenciamento de projetos de segurança pública.

Magda Camargo Lange Ramos

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Especialista em Gestão Universitária pela UFSC. Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UFSC. Docente Presencial e EAD na UniSENAI/Florianópolis, ministrando Unidades Curriculares como Gestão de Pessoas, Gestão do Conhecimento, Relações Humanas, Comunicação Oral e Escrita, Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa, dentre outras, atuando também na orientação de TCCs de Cursos de Graduação e Pós Graduação, desde 2006 até a presente data.

Vania Ribas Ulbricht

É licenciada em Matemática, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Foi professora visitante da UniversidadeFederal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Design (2012 - 2014). Foi Pesquisadora da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Presta serviço voluntário no PPEGC da UFSC. Foi bolsista em Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora de 2009 a 2013, DT/CNPq. Coordenadora do projeto: Mídias, Tecnologias e Recursos de Linguagem para um ambiente de aprendizagem acessível aos surdos,aprovado pelo CNPq através da CHAMADA N 84/2013 MCTI-SECIS/CNPq- TECNOLOGIA ASSISTIVA / B - Núcleos Emergentes Foi bolsista do CNPq na modalidade DTI-A. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, ensino-aprendizagem, hipermidia, design de hipermídia, geometria e geometria descritiva. Coordenou, desde 1981, diversos eventos nacionais e internacionais, dentre os quais desta-se: os Congresso Nacional de Desenho, Gráphicas, Conahpas e Cinahpas. É professora titular voluntária e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. É lider, desde 2014, do Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas registrado no CNPq. Especialista em Neurociências 2021, pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE)https://orcid.org/0000-0002-6257-0557

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Publicado

24/12/2023

Como Citar

Galvão Filho, I., Madeira da Silveira, G., Camargo Lange Ramos, M., & Ribas Ulbricht, V. (2023). OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124721. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4721