OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4721

Palavras-chave:

Revisão integrativa. Aprendizagem em matemática. Objetos de aprendizagem.

Resumo

A utilização de Objetos de Aprendizagem (OAs) vem ao encontro da educação digital como forma de apoiar a aprendizagem dos alunos em Matemática, considerando que, aprender Matemática não é uma tarefa considerada fácil no contexto escolar. O objetivo deste artigo é compreender como os OAs são utilizados na educação em Matemática e qual a sua relevância para a aprendizagem dos alunos. Para isto foi realizada uma revisão integrativa da literatura, consultando as bases de dados SciElo e IEEE Xplore no período de 2012 a 2022. Foram encontrados 452 artigos e, após a análise, selecionou-se 10 trabalhos para compor o estudo. Os resultados apontam que, a implementação de OAs no contexto do ensino em Matemática é de suma importância, mas, precisa estar acompanhada de reflexão e planejamento por parte dos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ivam Galvão Filho

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - PPGEGC – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianópolis – Brasil.

Gustavo Madeira da Silveira

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em "Investigación Social Aplicada al Medio Ambiente" pela Universidade Pablo de Olavide (UPO/ESP). Possui MBA em Gestão Ágil de Projetos pela Federação da Industria de Santa Catarina (FIESC/SENAI). Possui pós-graduação Especialização em Direito Ambiental Nacional e Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialização em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Especialização em Direito Ambiental pela UNISUL. Professor da UNISUL onde ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação. Professor da Academia da Polícia Civil de Santa Catarina (ACADEPOL) onde ministra aulas em cursos de pós-graduação. É membro do Núcleo de Pesquisa em "Inteligência, Gestão e Tecnologia para Inovação" vinculado ao PPGEGC/UFSC. Delegado de Polícia da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) onde exerce a função de Diretor de Inteligência. Atua nas áreas de direito público, tecnologia e inovação em segurança pública e planejamento e gerenciamento de projetos de segurança pública.

Magda Camargo Lange Ramos

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Especialista em Gestão Universitária pela UFSC. Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UFSC. Docente Presencial e EAD na UniSENAI/Florianópolis, ministrando Unidades Curriculares como Gestão de Pessoas, Gestão do Conhecimento, Relações Humanas, Comunicação Oral e Escrita, Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa, dentre outras, atuando também na orientação de TCCs de Cursos de Graduação e Pós Graduação, desde 2006 até a presente data.

Vania Ribas Ulbricht

É licenciada em Matemática, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Foi professora visitante da UniversidadeFederal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Design (2012 - 2014). Foi Pesquisadora da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Presta serviço voluntário no PPEGC da UFSC. Foi bolsista em Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora de 2009 a 2013, DT/CNPq. Coordenadora do projeto: Mídias, Tecnologias e Recursos de Linguagem para um ambiente de aprendizagem acessível aos surdos,aprovado pelo CNPq através da CHAMADA N 84/2013 MCTI-SECIS/CNPq- TECNOLOGIA ASSISTIVA / B - Núcleos Emergentes Foi bolsista do CNPq na modalidade DTI-A. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, ensino-aprendizagem, hipermidia, design de hipermídia, geometria e geometria descritiva. Coordenou, desde 1981, diversos eventos nacionais e internacionais, dentre os quais desta-se: os Congresso Nacional de Desenho, Gráphicas, Conahpas e Cinahpas. É professora titular voluntária e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. É lider, desde 2014, do Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas registrado no CNPq. Especialista em Neurociências 2021, pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE)https://orcid.org/0000-0002-6257-0557

Referências

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Revista Eletrônica Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220/906

DE AZEVEDO, I. F.; DE SOUSA, R. T.; DE AZEVEDO SILVA, M.; ALVES, F. R. V. A visualização de Sequências Repetitivas e Recursivas nos anos iniciais através de Objetos de Aprendizagem. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, v. 31, p. e8-e8, 2022. http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1850-99592022000100009&lang=pt

DE OLIVEIRA, A. G.; MOREIRA, S. A. S.; DA SILVA, G. P.; BRANDÃO, N. S.; RODRIGUES, C. K. Learning object" Come Learn" as an educational resource for the statistics discipline. In: 2018 XIII Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO). IEEE, 2018, October. p. 416-421.

DRAGON, T.; MAVRIKIS, M.; MCLAREN, B. M.; HARRER, A.; KYNIGOS, C.; WEGERIF, R.; YANG, Y. Metafora: A web-based platform for learning to learn together in science and mathematics. IEEE Transactions on Learning Technologies, v. 6, n. 3, p. 197-207, 2013. https://ieeexplore.ieee.org/document/6409348

PILLON, Ana; TECHIO, Leila; ULBRICHT, Vani; VIEIRA DE SOUZA, Marcio. The Digital Technologies of Information and Communication and the Teaching- learning of Mathematics: an Integrative Review Las tecnologías digitales de información y comunicación y la enseñanza-aprendizaje de las matemáticas: una revisión integradora. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 22, p. 229-249, 2021. 10.23925/1983-3156.2020v22i3p229-249.

PINHEIRO, A. C.; RUMENOS, N. N.; TEZANI, T. C. R. Repositórios de objetos de aprendizagem no ensino de ciências e matemática: uma breve análise. InFor, v. 2, n. 1, p. 266-288, 2017.

SABBATINI, M. Reflexões críticas sobre o conceito de objeto de aprendizagem aplicado ao ensino de ciências e matemática. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 3, n. 3, 2012.

TAROUCO, L.; GORZIZA, B.; CORRÊA, Y.; AMARAL, É. M.; MÜLLER, T. Virtual laboratory for teaching Calculus: An immersive experience. In: 2013 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). 2013, Marc, p. 774-781.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da Educação Básica. São Paulo: Moderna, 2020. p. 1-188.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da Educação Básica. São Paulo: Moderna, 2021. p. 1-188.

TRIANA, M. M.; CEBALLOS, J. F. Valoración de Objetos Virtuales de Aprendizaje (OVA) para la enseñanza de las matemáticas: Un instrumento para professores. 2016. Doctoral (dissertation, Maestría en Educación Matemática) - Universidad de Medellín, Medellín, 2016.

TRIANA-MUÑOZ, M. M.; CEBALLOS-LONDOÑO, J. F.; VILLA-OCHOA, J. A. Una dimensión didáctica y conceptual de un instrumento para la Valoración de Objetos Virtuales de Aprendizaje. El caso de las fracciones. Entramado, v. 12, n. 2, p. 166-186, 2016.

WILEY II, D. A. Learning object design and sequencing theory. 2000. Doctoral (dissertation) - Brigham Young University, 2000.

ZAFFALON, F.; PRISCO, A.; DE SOUZA, R.; BEZ, J. L.; TONIN, N.; PENNA, R.; BOTELHO, S. Estimating Programming Skills with Combined M-ERS and ELO Multidimensional Models. In: 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2020, October p. 1-6.

ZARPELON, E.; BASNIAK, M. I.; RUTZ DA SILVA, S. D. C.; MARTINS DE RESENDE, L. M. Repositórios de objetos de aprendizagem de matemática: uma breve caracterização e discussão a partir dos recursos disponibilizados em três bancos de dados. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, v. 13, n. 2, p. 01-15, 2018.

Publicado

24/12/2023

Como Citar

Galvão Filho, I., Madeira da Silveira, G., Camargo Lange Ramos, M., & Ribas Ulbricht, V. (2023). OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124721. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4721