CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICAS DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4774Palavras-chave:
Didática, Educação Matemática, Novas TecnologiasResumo
Objetivo: Conhecer as contribuições didáticas das novas tecnologias para o ensino-aprendizagem de Matemática. Método: pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, de revisão bibliográfica do tipo narrativa, cuja fonte de informações foi constituída de livros, artigos científicos e dissertações de Mestrado impressos ou disponibilizados na Internet, em língua portuguesa, publicados entre os anos de 2013 e 2023, que apresentam relação com o tema em tela. Quanto aos artigos científicos e dissertações de Mestrado, usou-se como plataformas de busca Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), SciELO (Scientific Electronic Library Online) e Google Acadêmico, a partir das palavras-chave: Didática, Educação Matemática e Novas Tecnologias. Considerações: A contribuição didática de diversos recursos tecnológicos está comprovada, sendo sua aplicação em sala de aula geralmente muito benéfica, e principalmente nas aulas de matemática, agregando novas possibilidades em termos de sistemas de representação, visualização e interatividade. Verificou-se que as ferramentas tecnológicas não só proporcionam aos alunos uma importante dose extra de motivação, mas que são realmente úteis em muitos aspectos do processo de aprendizagem da matemática. O ensino não pode ser automatizado e o professor não pode ser substituído. Porém, as novas tecnologias abrem espaços nos quais o aluno pode vivenciar experiências matemáticas difíceis de reproduzir com meios tradicionais como lápis e papel.
Downloads
Referências
BARATO, J. N. Escritos sobre tecnologia educacional & educação profissional. São Paulo: Senac São Paulo, 2019.
BORGES, A. B. TIC e a matemática: implicações no processo de ensino aprendizagem - a produção de vídeo experimentos por alunos de ensino médio na cidade de Santarém. 2018. 118f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018.
BRASIL, M. S.; PEREZ, B. Y. M. Formação docente: tecnologias educacionais para uma pedagogia inovadora. São Paulo: Dialética, 2023. DOI: https://doi.org/10.48021/978-65-252-9513-8
COAN, L. G. W.; VISEU, F.; MORETTI, M. T. As TIC no ensino de Matemática: a formação dos professores em debate. REVEMAT, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 222-244, 2013. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n2p22
FILATRO, A.; LOUREIRO, A. C. Novos produtos e serviços na educação 5.0 -Tecnologia Educacional. São Paulo: Artesanato Educacional, 2020.
FREIRE, A. et al. Metodologias ativas, tecnologias educacionais e ensino híbrido. São Paulo: Casa do Editor, 2023.
JAVARONI, S. L.; ZAMPIERI, M. T. O Uso das TIC nas Práticas dos Professores de Matemática da
MATTAR, J. et al. Relatos de pesquisas em tecnologia educacional. São Paulo: Artesanato Educacional, 2021.
MUNHOZ, A. S. Tecnologias educacionais. São Paulo: Saraiva Uni, 2016.
Rede Básica de Ensino: o projeto Mapeamento e seus desdobramentos. Bolema, Rio Claro (SP), v. 29, n. 53, p. 998-1022, dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n53a11
RIBEIRO, A. C. A. O uso de tecnologias digitais como recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem de ciências em uma turma do 9° ano do ensino fundamental. 2019. 171f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
SANTOS, E. C.; SOUZA, F. M.; SOUSA, K. C. T. Tecnologias educacionais e inovação: diálogos e experiências. Curitiba: Appris, 2016.
SANTOS, J. C. S. Formação continuada do professor de matemática: contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação para prática pedagógica. 2018. 122f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
SANTOS, R. M. As TIC na educação Matemática: perspectivas de alunos, professores e gestores em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, Brasil. 2015. 116f. Dissertação (mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho, Instituto de Educação, 2015.
SOUSA, R. P. et al. Teorias e práticas em tecnologias educacionais. João Pessoa: EDUEPB, 2016. DOI: https://doi.org/10.7476/9788578793265
VERASZTO, E. V.; BAIÃO, E. R.; SOUZA, H. T. et al. Tecnologias educacionais: aplicações e possibilidades. Curitiba: Appris, 2019.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.