HIPER-REALIDADE NA EXPERIÊNCIA TURÍSTICA EM GRAMADO: SUSTENTABILIDADE DO ESPAÇO URBANO TURÍSTICO SOB A ÓTICA DE UMBERTO ECO E BAUDRILLARD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4853

Palavras-chave:

Turismo e Cultura. Hiper-realidade Urbana. Autenticidade e Comercialização no Turismo

Resumo

A relação entre turismo e hiper-realidade é explorada neste estudo, conectando as ideias de Lefebvre, Milton Santos e Umberto Eco. O turismo contemporâneo abraça uma faceta de simulação, criando ambientes artificiais que mimetizam locais famosos ou períodos históricos. Tais espaços procuram encapsular a essência de um local específico, oferecendo aos visitantes uma versão simulada desses lugares. No contexto da hiper-realidade, delineada por Baudrillard, a fronteira entre o real e o artificial se dissipa, dando origem a uma realidade simulada que atrai mais do que o próprio real. O turismo torna-se, assim, um solo fértil para a expressão desse fenômeno. O estudo ressalta como o turismo de simulacros, embora ofereça uma maneira inovadora de explorar o mundo, não está isento de controvérsias. Críticos apontam a diluição da autenticidade cultural e a comercialização da cultura em detrimento de tradições locais. O debate sobre o legado cultural a ser desenvolvido e apresentado aos turistas persiste, enquanto os espaços simulados continuam a atrair viajantes em busca de experiências únicas.

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Biografias Autor

Giancarlo Moser

UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Thiago Henrique Almino Francisco

Pós-Doutor em Administração (PPGA/UFSC). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC). Mestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Competências Organizacionais e Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Faculdade de Ciências Econômicas da Região Carbonífera. Coordenador do Setor de Avaliação Institucional (SEAI), da Comissão Própria de Avaliação (CPA), e Professor do Departamento de Administração, ambos vinculados a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Coordenador Adjunto dos Cursos de Administração e Administração, Comércio Exterior. Pesquisador, vinculado ao Instituto de Estudos e Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU - UFSC) e ao Grupo de Estudos sobre Universidades (GEU - UNESC).

André Luiz Kopelke

Graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina, graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduação para os cursos de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. Avaliador "ad-hoc" das condições de ensino superior do Ministério da Educação e professor da Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí em Rio do Sul-SC e do Centro Universitário Leonardo da Vinci em Indaial - SC. Coordenação de cursos, coordenação de estágios, projetos de credenciamento institucional, autorizações, reconhecimentos e renovação de reconhecimentos de cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas. 

Referências

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Publicado

31/01/2024

Como Citar

Moser, G., Francisco, T. H. A., & Kopelke, A. L. (2024). HIPER-REALIDADE NA EXPERIÊNCIA TURÍSTICA EM GRAMADO: SUSTENTABILIDADE DO ESPAÇO URBANO TURÍSTICO SOB A ÓTICA DE UMBERTO ECO E BAUDRILLARD. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(2), e514853. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4853