ABORDAGENS EDUCACIONAIS CONTRA A OBESIDADE PRECOCE E PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL ENTRE JOVENS DO ENSINO MÉDIO EM ÉPOCAS DE CRISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4925

Palavras-chave:

Covid-19. Educação. Obesidade na infância e adolescência

Resumo

A pandemia de COVID-19 provocou mudanças profundas na saúde física e mental, impactando especialmente crianças e adolescentes com o fechamento das escolas e o aumento da obesidade e desafios de saúde mental. Nesse cenário, a educação se adaptou, utilizando tecnologia para enfrentar esses desafios, ressaltando a importância da saúde física e mental no currículo escolar. O objetivo geral deste estudo é investigar as percepções e experiências dos alunos do ensino médio em relação às tendências educacionais para combater a obesidade precoce e promover a saúde mental em tempos de crise, com o intuito de identificar oportunidades de melhoria nas estratégias educacionais, bem como avaliar o impacto dessas tendências na saúde e no bem-estar dos estudantes do ensino médio. A metodologia incluiu triagem de estudos, análise detalhada de conteúdo e comparação de dados extraídos. Além disso, foram aplicados questionários estruturados a 88 alunos do ensino médio, explorando comportamentos de risco à saúde e percepções sobre a pandemia. A confidencialidade foi mantida, e os resultados agregados visam informar intervenções e políticas de saúde pública direcionada. Os resultados indicam a necessidade de uma abordagem dinâmica e integrada, estimulando o envolvimento ativo dos alunos no desenvolvimento de competências de saúde, com capacitação dos educadores para facilitar esse processo. Concluindo, esta pesquisa apresenta um esboço abrangente que pode servir como plataforma de lançamento para mudanças educacionais centradas na saúde.

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Biografias Autor

Ana Flávia Vilela Aragão

Graduação em Psicologia - Faculdade de Filosofia do Recife - FAFIRE. Especializações Latu Sensu: Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar, Psicogerontologia, Psicologia Psicossomática, Neuropsicanálise, Neuropsicologia, Constelação Sistêmica Integrada, Transtornos Psicológicos da Infância, MBA em Gestão de Pessoas, Psicopedagogia. Pós-graduação Strictu sensu: Doutoranda em Psicologia - Universidade de Ciências Empresariales Y Sociales, Buenos Aires - CABA e Mestranda em Ciências da Educação - World University Ecumenical.  Implantação e coordenação da Divisão de Recursos Humanos na Fundação de Tecnologia do Estado do Acre - FUNTAC.  Coordenei o Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior - PIBIC Júnior (CNPq). Faculdade da Amazônia Ocidental – FAAO na Implantação e Coordenação de Estágios e do Serviço de Psicologia a Comunidade. Docente especialista na pós-graduação em disciplinas na Psicologia Organizacional e do Trabalho. Docência de psicologia nos cursos da saúde como psicologia, odontologia, fisioterapia e enfermagem, na área de humanas, no serviço social. Na Fameta. 

Ricardo Pereira Veras

Graduação em  Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba, graduação em Educação Física, Graduação em Pedagogia, especialização em Geografia e Gestão de Indústria (UFCG), Especialista em Educação Inclusiva, Mestrado e Doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Professor de Pós graduação na Faculdade de Patos nos cursos de especialização, Professor Substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte nos cursos de geografia e Direito.  Faculdade Roraimense de ensino Superior nos cursos de Administração, Pedagogia, enfermagem nas áreas (sociologia, filosofia, antropologia, metodologia científica) e pós graduação. Professor no Complexo, CUCA, Elite mil nos níveis de ensino médio, cursinho pré vestibular, concursos públicos e Plataforma Digital. Professor Efetivo de Geografia da SEE- Acre.

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Publicado

23/02/2024

Como Citar

Flávia Vilela Aragão, A., & Pereira Veras, R. (2024). ABORDAGENS EDUCACIONAIS CONTRA A OBESIDADE PRECOCE E PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL ENTRE JOVENS DO ENSINO MÉDIO EM ÉPOCAS DE CRISE. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(2), e524925. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4925