CONSULTORIA FINANCEIRA: O CONTROLE DE CUSTOS E SUAS VANTAGENS EM EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.4930Palavras-chave:
Consultoria Financeira. Controle de Custos. Construção Civil.Resumo
O objetivo deste artigo é considerar as vantagens do controle de custos em empresas de construção civil. De forma específica, pretende-se: conhecer as generalidades e origem do controle de custos na construção; analisar o desenvolvimento da atividade de controle de custos na construção; e apresentar as vantagens oferecidas por um bom sistema de controle de custos. Quando se planeja uma obra civil é necessário conhecer e avaliar o seu custo, a partir da elaboração do orçamento. Metodologicamente, esta é uma pesquisa de revisão bibliográfica do tipo narrativa, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória que teve como fonte de informações livros e monografia impressos ou disponibilizados na Internet, em língua portuguesa, publicados entre os anos de 2009 e 2015, que tiveram relação com o tema em tela. Conclui-se que o controle adequado dos custos dentro de um projeto oferece à empresa construtora uma visão dos recursos que têm maior impacto no projeto e, portanto, conduzem a um melhor controle, e que é de vital importância contar com um sistema de gestão de gestão custos eficientes que permitirão à empresa monitorar periodicamente o andamento real das obras, o que garantirá que as margens orçamentadas sejam obtidas em cada projeto e garantirão os rendimentos que darão estabilidade às empresas construtoras ao longo do tempo.
Downloads
Referências
ANDRICH, E. G.; CRUZ, J. A. W. Gestão financeira moderna: uma abordagem prática. Curitiba: InterSaberes, 2013.
BERTÓ, D. J.; BEULKE, R. Gestão de custos. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
CARDOSO, R. S. Orçamento de obras em foco. São Paulo: Pini, 2009.
HOSS, O. Empreendedorismo, inovação e tecnologia: sustentabilidade em ambientes competitivos. São Paulo: Independently Published, 2019.
MATTOS, A. D. Gestão de custos de obra: conceitos, boas práticas e recomendações. São Paulo: Pini, 2016.
MATTOS, A. D. Planejamento e controle de obras. São Paulo: Pini, 2009.
MELO, M. Gerenciamento de projetos para a construção civil. 2.ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2012.
OLIVEIRA, D. H. M. Metodologia de controle de custos de obras. 2014. 53f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2014.
PINTO, A. A. G. et al. Gestão de custos. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2008.
PRADO, D. Maturidade em gerenciamento de projetos. 3. ed. Nova Lima: Falconi, 2015.
SANTOS, S. B. Gerenciamento de obras, qualidade e desempenho da construção. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2017.
SCHIER, C. U. C. Gestão de custos. Curitiba: InterSaberes, 2013.
TIDD, J.; BESSANT, J. Gestão da inovação. 5. ed. São Paulo: Bookman, 2015.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.