COMO ENFRENTAR OS NOVOS DESAFIOS COM O AUXÍLIO DA CHATGPT NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5050

Palavras-chave:

ChatGPT, educação, inteligência artificial.

Resumo

A capacidade da visão de expandir um pensamento crítico para a informação e o acréscimo humano é inegável. Nesse posicionamento, esse artigo tem como objetivo explorar a seriedade do ChatGPT na educação como um instrumento integrante aos estudos na Educação Básica. Dessa maneira, busca identificar os novos desafios com o auxílio da CHATGPT na Educação. É básico perceber de que forma essas mudanças podem ser incorporadas de maneira eficaz com uso da inteligência artificial aprimorando seu processo de aprendizagem. A pesquisa se baseou em uma metodologia bibliográfica de autores que relacionada à integração da inteligência artificial, ChatGPT, e aproveitamento de tecnologia, aproveitando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)  a exemplo de Santaella (2023) , Rocha (2023) ,Lemos (2021), Góes e  de Magalhães Porto (2023). Levy (2010), contudo, foram examinados a funcionalidade do aplicativo, estudos que discutem os impactos da ChatGPT, nas atividades pedagógicas, com o estudo ainda incluiu pesquisas sobre a oportunidade em encontrar técnicas de escrita tanto para professores como para alunos. Os resultados direcionaram a novas mudanças que o ChatGPT na educação pode trazer de benefícios, alinhados ao ensino, na promoção de mecanismos complementares, desenvolvendo habilidades no setor educacional.

.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Keila Cristina de Paiva Silva

    Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

  • Juliana Reis Pacheco

    Funiber (UNINI Porto Rico).

  • Elizabeth Costa da Silva Botelho

    Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

  • Rita de Cassia Gomes Domingues Pereira

    UNIB - Universidade Internacional Iberoamericana.

  • Marinalva Santos

    Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

  • Renata dos Santos Monteiro

    Fundação Universitária Iberoamericana – Funiber.

Referências

ALVES, Lynn. Inteligência artificial e educação: refletindo sobre os desafios contemporâneos. [S. l.: s. n.], 2023.

BECKER, S.; KUNZE, C.; VANCEA, M. Community energy and social entrepreneurship: Addressing purpose, organisation and embeddedness of renewable energy projects. Journal of Cleaner Production, v. 147, p. 25–36, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S095965261631762X. Acesso em: 26 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.01.048

BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é - o que não é. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p.107.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BORBA, José Edwaldo Tavares. Direito societário. São Paulo: Renovar, 2004.

BORBA, Vicentina Maria Ramires. Gêneros textuais e produção universitária, o resumo acadêmico. [S. l.: s. n.], 2004.

FERREIRA, L. C. Sustentabilidade: uma abordagem histórica da sustentabilidade. In: BRASIL. Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras (es) Ambientais e Coletivos Educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos10/31_cons%20teor%20bacha.pdf. Acesso em: 26 fev. 2024.

FIGUEIREDO, A. M.; SOUZA, S. R. G. Como elaborar projetos, monografias, dissertações e teses: da redação cientifica à apresentação do texto final. 5. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GÓES, Diego; DE Magalhães PORTO, Cristiane. O ChatGPT: A tecnologia a serviço do aluno e do professor em sala de aula. In: Simpósio Internacional de Educação e Comunicação-SIMEDUC, n. 11, 2023.

IPIRANGA, Ana Silva Rocha; GODOY, Arilda Schmidt. Relatório Brundtland. RAM, Rev. Adm. Mackenzie (Online), São Paulo, v. 12, n. 3, jun. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167869712011000300002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 26 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-69712011000300002

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2010.

OPENAI. O ChatGPT veio para modificar a forma de ensino/aprendizagem nas escolas? [S. l.: s. n.], 2023. Disponível em: https://chat.openai.com/?model=text-davinci-002-rendersha. Acesso em: 26 fev. 2024.

PORTAL BNCC. Saiba quais são e para que servem as competências gerais previstas na BNCC. Portal BNCC, 14 jul. 2022. Disponível em: https://beieducacao.com.br/competencias-gerais-previstas-na-bncc/. Acesso em: 26 fev. 2024.

ROCHA, Felipe Butzke da. Explorando a inteligência artificial na educação matemática: o uso do Chat GPT como recurso de aprendizagem em sala de aula. [S. l.: s. n.], 2023.

ROCHA, Thelma; GOLDSCHMIDT, Andrea (Coords). Gestão dos Stakeholders: como gerenciar o relacionamento e a comunicação entre as empresas e seus públicos de interesse. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 1.

SANTAELLA, Lucia. MANIFESTO datado ChatGPT & Educação. [S. l.: s. n.], 2023.Disponível em: https://transobjeto.wordpress.com/2023/05/13/manifestodatadochatgpteducacao/?fbclid=IwAR1Ikf01ncULBbSJ5o0lnMpTpo. Acesso em: 26 fev. 2024.

SANTOS, F. M. A positive theory of social entrepreneurship. Journal of Business Ethics, v. 111, p. 335–351, 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/s10551-012-1413-4

SCIENCES PO. " ChatGPT: Sciences Po Implements Strict Rules about the Use of ChatGPT by Students." Sciences Po, 2023. Disponível em: https://www.sciencespo.fr/en/news/sciences-po-implements-strict-rules-about-the-use-of-chatgpt-by-students. Acesso em: 26 fev. 2024.

VIVESCER. Chat GPT Como usar essa tecnologia em sala de aula. [S. l.]: Vivescer, 2023. Disponível em: https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms%2Ffiles%2F398435%2F1678913158EBOOK_ChatGPT_-_Conquista.pdf?utm_campaign=campanha_e-book_chat_gpt_-_email_01_-_download_ebook&utm_medium=email&utm_source=RD+Station. Acesso em: 26 fev. 2024.

Publicado

16/03/2024

Como Citar

COMO ENFRENTAR OS NOVOS DESAFIOS COM O AUXÍLIO DA CHATGPT NA EDUCAÇÃO. (2024). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(3), e535050. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5050