O BRINCAR COMO LINGUAGEM UNIVERSAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5140Palavras-chave:
Brincar, Brincar livre, Educação infantilResumo
Este artigo tem por objetivo realizar uma reflexão teórica em relação ao tema do brincar e seus benefícios para o desenvolvimento das crianças na educação infantil. O brincar está em todo lugar, em casa, na rua, na escola, onde tiver crianças haverá brincadeiras, muitas atravessam gerações e a partir da inquietação sobre o tema escolhido, surgiu a seguinte questão, “Qual o lugar do brincar livre nas instituições de ensino?”. Para tanto, se fez necessário a pesquisa de como foi o início da Educação Infantil no Brasil e as leis que foram criadas para que fosse garantido o direito às crianças de serem crianças e através desta pesquisa chegamos aos dias atuais, onde sabemos que, com tantas demandas em sala de aula, e a correria do dia-dia, o brincar pode ser deixado de lado ou se tornar um instrumento para se ensinar alguma coisa, e o brincar livre vai sendo deixado de lado ou reduzido a poucos momentos antes de ir para casa. Para o devido tema, usou-se uma abordagem qualitativa no viés da reflexão e autores que dialogam com a temática foram selecionados: FILHO (2018), KISHIMOTO (1996), KUHLMANN (2000), VYGOTSKY (2008), FRIEDMAN (1996), PIAGET (1978), entre tantos outros que foram fundamentais nesse processo de aprendizagem. O presente trabalho realizou-se através de pesquisa bibliográfica acerca da temática, dessa forma, podendo concluir que o brincar livre oferece muitos benefícios e auxilia no desenvolvimento do ensino aprendizagem onde a criança aprende, cria, imagina e se desenvolve.
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