EXPLORANDO AS ORIGENS DA SEGREGAÇÃO ACADÊMICA ENTRE HUMANIDADES E CIÊNCIAS: TEORIA ATOR-REDE APLICADA À BIFURCAÇÃO DA NATUREZA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5159Palavras-chave:
Bifurcação da Natureza, História da educação, Ciências e HumanidadesResumo
Preocupando-se com a capacidade da academia em colaborar com os necessariamente interdisciplinares Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e considerando a denúncia de C.P. Snow de que a academia estaria disciplinarizada em duas culturas, este trabalho parte do conceito de Bifurcação da Natureza para traçar um referencial historiográfico da segregação entre as humanidades e as ciências entre os séculos XVII e XIX. Empregando-se a Teoria Ator-Rede sobre os séculos teoricamente abordados, produz-se 3 mapas de atores que esclarecem aspectos, apresentam novidades e proporcionam base para novas investigações quanto a segregação entre as culturas educacionais das humanidades e das ciências.
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