IMPACTO TRANSFORMADOR DO PENSAMENTO CRÍTICO, DO PENSAMENTO SISTÊMICO, DA HUMILDADE INTELECTUAL E DA HONESTIDADE INTELECTUAL NO ESTADO DA ARTE DA GESTÃO GERENCIAL NAS ORGANIZAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5235Palavras-chave:
Pensamento crítico. Pensamento sistêmico. Humildade intelectual. Honestidade intelectual.Resumo
O objetivo deste artigo é aumentar a conscientização sobre os aspectos teóricos e práticos do pensamento crítico, do pensamento sistêmico, da humildade intelectual e da honestidade intelectual como ferramentas essenciais no estado da arte da administração, sua relação com a confiança e a transparência como ferramentas essenciais para permitir o progresso das pessoas e dos países. Ele analisa as diferentes interpretações, os aspectos teóricos e práticos, a conexão ou inter-relação entre eles, especialmente com os direitos civis, a liberdade e a existência de uma boa sociedade. Da mesma forma, identifica suas implicações, como devem ser entendidas, onde são testadas, o que exigem e quais são as inter-relações e interconexões entre elas, bem como as evidências que as sustentam. Como resultado da aplicação e da colocação em prática dos conceitos acima mencionados, foi apresentado um estudo de caso no qual foram identificados os principais efeitos que eles geraram nos trabalhadores das organizações, dentro da Empresa Corpoven S. A. de 1987 até 1994, e quais aspectos e ações devem ser realizados hoje, pelas organizações e instituições, para melhorar suas atividades diárias, cujos resultados e conquistas devem ser mostrados na Gestão Gerencial das organizações e instituições.
Downloads
Referências
BERTALANFFY, L. V. Teoría general de los sistemas: fundamentos, desarrollo, aplicaciones. México: Fondo de cultura económica, 1976.
BLANCH, J.; GIL, F.; ANTINO, M.; RODRÍGUEZ-MUÑOZ, A. Modelos de liderazgo positivo: marco teórico y líneas de investigación. Papeles del psicólogo, v. 37, n. 3, p. 170-176, 2016.
CORPOVEN, S. A. Desarrollo Gerencial II. [S. l.]: Manual de los participantes. Gerencia General de Recursos Humanos. Educación Integral. Biblioteca Recursos Humanos. Copia en poder del autor del artículo, s. d.
CORPOVEN, S. A. Harvard Business School. Boston, MA: Centro Bloomberg, s. d. (Coleccion: HBS Retired Case Colection).
DEWEY, J. How we think: A restatement of the relation of reflective thinking to the educative process. [S. l.]: Houghton Mifflin, 1933.
GIROLA, L.; FARFÁN, R. S. Cultura y civilización: El pensamiento crítico alemán contemporáneo. [S. l.: s. n.], 2003.
KANT, I.; ORTS, A. C.; SANCHO, J. C. La metafísica de las costumbres. Traducción de Manuel G. Madrid: Librería General de Victoriano Suárez, 2005. http://www.cervantesvirtual.com
MOHLER, A. Un líder de convicciones: 25 principios para un liderazgo relevante. [S. l.]: B&H Publishing Group, 2017.
PAUL, R.; ELDER, L. La mini-guía para el pensamiento crítico, conceptos y herramientas. Dillon Beach, California: Fundación para el pensamiento crítico, 2003.
SELLÉS, J. F. La humildad según Leonardo Polo. Contrastes: revista internacional de filosofía, v. 24, n. 3, p. 91-104, 2019. DOI: https://doi.org/10.24310/Contrastescontrastes.v24i3.7554
SENGE, P. M. La quinta disciplina: cómo impulsar el aprendizaje en la organización inteligente. [S. l.]: Ediciones Granica S. A, 2012.
ZAVALA, C. P. L. A los 30 años de su martirio. Ignacio Ellacuría y la civilización de la pobreza (De la Populorum progressio a la Laudato si’). Revista Latinoamericana de Teología, v. 36, n. 108, p. 253-271, 2019. DOI: https://doi.org/10.51378/rlt.v36i108.7607
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.