AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PERSONAL BRANDING NA AUTOESTIMA DAS MULHERES

Autores

  • Cindy Perella

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5243

Palavras-chave:

Gestão da Marca Pessoal. Autoconhecimento. Autoestima.

Resumo

O presente estudo investigou o impacto do Personal Branding na autoestima de 17 mulheres, explorando a percepção das participantes sobre si mesmas. Inicialmente, o artigo contextualiza o Personal Branding como uma jornada de autoconhecimento e discute a importância da autoestima no mercado de trabalho, especialmente para o público feminino que tem este tema como um fator desafiante. Durante a pesquisa, as participantes, que tinham de ser mulheres que já foram submetidas a um processo de Personal Branding, responderam a questionários sobre autoestima e foram instruídas a avaliar sua autoestima antes e depois da intervenção, tal como responderam a dois testes, obtendo uma pontuação de suas autoestimas. Os resultados indicaram um aumento na percepção da autoestima após o processo de Personal Branding e bons níveis de autoestima nos dias atuais. No entanto, destacou-se a natureza teórica e subjetiva do conceito autoestima, sugerindo cautela na interpretação dos resultados. Conclui-se que o Personal Branding pode ter um impacto positivo na autoestima das mulheres, promovendo o autoconhecimento e fortalecendo a identidade pessoal. Estes achados destacam a importância deste processo como uma ferramenta potencial para promover a autoestima e o empoderamento pessoal das mulheres, embora reconheça a complexidade inerente à medição desse constructo e a necessidade de pesquisas adicionais para validar essas descobertas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Cindy Perella

PB.Academy.

Referências

ARRUDA, W. Ditch. Dare. Do!: 3d Personal Branding for Executives. [S. l.]: Reach Personal Branding, 2013. p. 55-60.

BEALS, J. Self marketing power: branding yourself as a business of one. [S. l.: s. n.], 2014. p. 89-93.

BEAUVOIR, S. The Second Sex (O segundo sexo). São Paulo: Nova Fronteira, 1949. p. 74-75.

BECKER, E. The denial of death. (A Negação da Morte). [S. l.: s. n.], 1973. p. 95-99.

BENDER, A. Personal branding: construindo sua marca pessoal passo a passo. [S. l.]: Intergare Editora, 2009. p. 105.

BRANDEN, N. The six pillars of self-esteem. (Os Seis Pilares da Autoestima). [S. l.: s. n.], 1994. p. 110.

BROWN, B. Dare to lead: brave work. Tough conversations. [S. l.]: Whole hearts, 2018. p. 150-158.

BROWN, B. The gifts of imperfection. (A Coragem de Ser Imperfeito). [S. l.: s. n.], 2010. p. 86-89.

CARNEGIE, D. How to win friends and influence people. (Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas). [S. l.: s. n.], 1936.

CLANCE P. R.; MES, S. A. The impostor phenomenon in high achieving women: dynamics and therapeutic intervention. [S. l.: s. n.], 1978. DOI: https://doi.org/10.1037/h0086006

DWECK, C. Mindset. [S. l.: s. n.], 2007. p. 84.

ESTÉS, C. P. Women who run with the wolves. (Mulheres que Correm com os Lobos). [S. l.: s. n.], 1992. p. 180.

FERGUSON, C. J. Appearance comparison and appearance-ideal internalization. [S. l.: s. n.], 2013.

FESTINGER, L. Social comparison and the idealized images of advertising. [S. l.: s. n.], 1954.

FOGAÇA, A. B. Atualidades pesquisa mostra que autoestima e elevada entre os homens mas não entre as mulheres. Jornal da USP, 2022. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/pesquisa-mostra-que-autoestima-e-elevada-entre-os-homens-mas-nao-entre-as-mulheres/. Acesso em: mar. 2024.

HEATHERTON, T. F.; WYLAND, C. L. Assessing self-esteem. [S. l.: s. n.], 2003. DOI: https://doi.org/10.1037/10612-014

HUTZ, C. S.; ZANON, C. Revisão da adaptação, validação e normatização da escala de autoestima de Robenserg, Periódicos Eletrónicos em Psicologia, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712011000100005. Acesso em: mar. 2024

JANEIRO, I. Inventário de autoestima de Coopersmith: Características psicométricas da versão portuguesa. [S. l.]: Academia, 2008. Disponível em: https://www.academia.edu/529334/Inventário_de_Auto_Estima_de_Coopersmith_Caracter%C3%ADsticas_psicométricas_da_versão_portuguesa. Acesso em: mar. 2024.

KAHNEMAN, D. Thinking, fast and slow. (Pensar Depressa e Devagar). [S. l.: s. n.], 2011. p. 130

OVEN, Mikaela. Educar com Mindfullness. [S. l.: s. n.], 2018. p. 71.

PARENTE, E. Pandemia piorou autoestima das mulheres. Kantar Ibope Media, 2021. Disponível em: https://observatoriodatv.uol.com.br/colunas/edianez-parente/pandemia-piorou-autoestima-das-mulheres-aponta-pesquisa-do-kantar-ibope-media. Acesso em: mar. 2024.

PETERS, T. The brand you 50. [S. l.: s. n.], 1999. p. 109.

PYSZCZYNSKI, T.; GREENBERG, J.; SOLOMON, S.; ARNDT, J.; SCHIMEL, J. Why Do People Need Self-Esteem? A Theoretical and Empirical Review, 2004. DOI: https://doi.org/10.1037/0033-2909.130.3.435

RAMOS, M. Adaptação para uma população de estudantes universitários portugueses da escala de autoestima de estado de Heaterthon e Polivy. Revista de Psicologia, n. 1, 2014. Disponível em: https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/620. Acesso em: mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.17575/rpsicol.v28i1.620

ROGERS, C. A way of being. [S. l.: s. n.], 1980. p. 75. DOI: https://doi.org/10.1088/0031-9112/31/3/001

SCHAWBEL, D. Me 2.0: build a powerful brand to achieve career success. [S. l.: s. n.], 2009. p. 127.

SCRIBD. Teste seu nivel de autoestima. [S. l.]: Scribd, s. d. https://pt.scribd.com/document/258255245/Teste-Seu-Nivel-de-Autoestima. Acesso em: mar. 2024.

SELIGMAN, M. Learned optimism. (Aprenda a Ser Otimista). [S. l.: s. n.], 1990. p. 164.

STONE, D. ; HEEN, S. Thanks for the feedback: the science and art of receiving feedback well (Obrigado Pelo Feedback: a ciência e a arte de receber bem o retorno de chefes, colegas, familiars e amigos). [S. l.: s. n.], 2014. p. 142-143.

VOGEL. et al. Social comparison, social media, and self-esteem. [S. l.: s. n.], 2014. DOI: https://doi.org/10.1037/e512142015-699

WOLF, N. The Beuaty Myth. (O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres). [S. l.: s. n.], 1990. p. 96-102.

WOODSIDE, D. G.; METAXAS, A.; ALTUNA G. The influence of functional appliance therapy on glenoid fossa remodeling. [S. l.: s. n.], 1987. DOI: https://doi.org/10.1016/0889-5406(87)90411-2

Publicado

24/06/2024

Como Citar

Perella, C. (2024). AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PERSONAL BRANDING NA AUTOESTIMA DAS MULHERES. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(6), e565243. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5243