ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE AS NECESSIDADES SOCIAIS

Autores

  • Gilmar Lima Ferreira Filho

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.525

Palavras-chave:

Administração Pública e das necessidades sociais. Do prospecto objetivo

Resumo

O que será abordado neste estudo são os pontos de vista referentes à Administração Pública e das necessidades sociais. Do prospecto objetivo, a Administração Pública é o conjunto de atividades destinadas a satisfazer o interesse público, do ponto de vista subjetivo, é a estruturação orgânica de entidades cuja função é administrar. A Administração Pública só é concebida dentro de um Estado, portanto, essa administração tem alguns objetivos essenciais a serem realizados, como defesa externa, ordem pública interna, organização e obtenção de meios econômicos. Mas, juntamente com estes objetivos, a Administração Pública deve tentar realizar tudo o que torne possível a manutenção e até mesmo a melhoria da convivência social. Portanto, a Administração Pública, empurrada por essa ânsia de equilibrar os fatores de convivência, aumenta sua intervenção na vida comunitária, corrigindo as desigualdades que surgem no jogo livre dos interesses individualistas. Em qualquer caso, a realização de objetivos de interesse geral delineia a ideia básica da função administrativa que, essencialmente, se projeta nas atividades de polícia, serviço público e promoção.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Gilmar Lima Ferreira Filho

Graduado em Administração na Faculdade ULBRA, estudante de pós-graduação em Administração Pública e Gestão em Segurança Pública na Faculdade Faveni.

Referências

ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito administrativo descomplicado. 19. ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2011.

BRANCATO, Ricardo Teixeira. Instituições de direito público e de direito privado. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

CHIAVENATTO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 24. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

KWASNICKA, Eunice Lacava. Introdução à administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo brasileiro. São Paulo: Malheiros, 1994.

NASCIMENTO, Edson Ronaldo. Direito Administrativo brasileiro. 29 ed. Atualizada por Eurico Andrade Azevedo, Delcio Balestero Aleixo e José Emmanuel Burle Filho. São Paulo: Malheiros, 2004.

NASCIMENTO, Edson Ronaldo. Gestão pública. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

PALUDO, Augustinho. Administração Pública para Auditor Fiscal da Receita Federal e Auditor Fiscal do Trabalho. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2012.

WEBER, M. Economia y sociedade: esbozo de uma sociologia compreensiva. México: Fondo de Cultura, 1984, 1237p.

Publicado

22/04/2024

Como Citar

Lima Ferreira Filho, G. (2024). ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE AS NECESSIDADES SOCIAIS. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(4), e54525. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.525