DESAFIOS DE UM DISCENTE DO CURSO DE MEDICINA PORTADOR DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • João Marcos Oliveira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5315

Palavras-chave:

Autismo. Ensino Superior. Inclusão. Pessoa Com Deficiência.

Resumo

De  acordo  com  o  modelo  biomédico,  e  com  as  sintetizações  dos  principais  manuais diagnósticos  vigentes, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurodivergente complexa que se manifesta por desafios na comunicação, interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento.Objetivos:problematizar a implementação das políticas de inclusão, buscando identificar os principais desafios que o estudante autista enfrenta na universidade, abrangendo aspectos pedagógicos, questões sociais e o suporte fornecido pelo núcleo de acessibilidade da instituição Materiais e Métodos: Trata-se de um relato de experiência. Resultados: A atuação do Núcleo de Acessibilidade e o apoio ao estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram essenciais no acolhimento inicial e na definição de estratégias educacionais. Observou-se que o perfil do discente é semelhante a relatos de ingresso tardio de neuroatípicos no ensino superior, refletindo as dificuldades enfrentadas desde a Educação Básica. A inclusão de profissionais de apoio que assumem funções de facilitação e mediação tem o potencial de influenciar positivamente o aprimoramento de habilidades sociais e cognitivas em indivíduos com TEA. Isso ocorre com o propósito de facilitar a adaptação de rotinas e currículos educacionais voltados para atender às necessidades individuais dos estudantes. Diante do exposto é possível inferir que existe urgência na formação de professores e demais profissionais envolvidos na inclusão. Considerações Finais: Embora a legislação brasileira tenha avançado no contexto da inclusão, ainda é possível observar uma lacuna entre as políticas, as concepções teóricas e as práticas adotadas nas instituições de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

João Marcos Oliveira dos Santos

Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Referências

- Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5-TR: texto revisado. 5. ed. Porto Alegre: Artmed; 2023.

- Almeida MSC, Sousa- Filho LF, Rabelo PM, Santiago BM. Classificação Internacional das Doenças - 11ª revisão: da concepção à implementação. Rev Saude Publica. 2020;54:104. DOI: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054002120

- World Health Organization. International Classification of Diseases (ICD-11). Geneva: World Health Organization; 2018.

- Brasil, Ministério da Saúde. Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Brasília: Ministério da Saúde, 2019.

- Myers SM, Voigt RG, Colligan RC, Weaver AL, Storlie CB, Stoeckel RE, Katusic SK. Autism Spectrum Disorder: Incidence and time trends over two decades in a population-based birth cohort. J Autism Dev Disord. 2019;49(4):1455-1474. DOI: 10.1007/s10803-018-3834-0 DOI: https://doi.org/10.1007/s10803-018-3834-0

- Shattuck PT, Narendorf SC, Cooper B, Sterzing PR, Wagner M, Taylor JL. Postsecondary education and employment among youth with an Autism Spectrum Disorder. Pediatrics. 2012;129(6):1012-1049. DOI: https://doi.org/10.1542/peds.2011-2864

- Newman L, Wagner M, Knokey AM, Marder C, Nagle, K, Shaver D, Wei X. The post-high school outcomes of young adults with disabilities up to 8 years after high school. A report from the National Longitudinal Transition Study-2 (NCSER 2011-3005) Menlo Park, CA: SRI International, 2011.

- Bolourian Y, Zeedyk SM, Blacher J. Autism and the University Experience: narratives from students with Neurodevelopmental disorders. J Autism Dev Disord, 2018;48(10):3330-3343. DOI: 10.1007/s10803-018-3599-5 DOI: https://doi.org/10.1007/s10803-018-3599-5

- Organização Das Nações Unidas [ONU]. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Doc. A/61/611. [S. l.]: ONU; 2006.

- Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm.

- Lei n 13.409, de 28 de dezembro de 2016 [Internet]. Universidade Federal Fluminense. 2017 [cited 2023 Oct 11]. Available from: https://www.uff.br/?q=lei-no-13409-de-28-de-dezembro-de-2016#:~:text=Altera%20a%20Lei%20n%C2%BA%2012.711

- Censo da Educação Superior [Internet]. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira |2018b Inep. Available from: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-da-educacao-superior

- Smith J, Johnson M. The Experiences of Medical Students with Autism Spectrum Disorder: A Survey Study. Medical Education Online. 2020;25(1):1783313.

- Mussi RF de F, Flores FF, Almeida CB de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional [Internet]. 2021 Sep 1;17(48):60–77. Available from: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010/6134 DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010

- Gerais O, Legais M. Direito à Educação Subsídios para a Gestão dos Sistemas Educacionais [Internet]. Brasilia: Ministério da Educação;2006. Available from: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/direitoaeducacao.pdf

- Silva SC da, Schneider DR, Kaszubowski E, Nuernberg AH. Estudantes com transtorno do espectro autista no ensino superior: analisando dados do INEP. Psicologia Escolar e Educacional. 2020;24. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392020217618

- Rosa FD, Matsukura TS, Squassoni CE. Escolarização de pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA) em idade adulta: relatos e perspectivas de pais e cuidadores de adultos com TEA. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 2019;27(2):302–16. DOI: https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1845

- Oliveira AFM, Abreu TF. A percepção do aluno com transtorno do espectro autista sobre o processo de inclusão na Universidade Federal de Goiás (UFG) [Internet]. Unesp.br. 2023 [cited 2023 Oct 11]. Available from: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8897/6274

- Barbosa HF. A inclusão de pessoas com autismo no ensino superior: percepções discentes sobre o ingresso à universidade.Plataforma Espaço Digital. [cited 2023 Oct 11]. Available from: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/58539

- Santos WF dos, Santana VS, Dias L de SS, Teixeira CMD, Pondé MP. A Inclusão da Pessoa com Autismo no Ensino Superior. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade. 2020;9(3). https://doi.org/10.9771/re.v9i3.33786 DOI: https://doi.org/10.9771/re.v9i3.33786

- Camalionte DDO, Kondo L, Rocha ANDC. Estudantes do ensino superior com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão integrativa da literatura brasileira. Revista Educação Especial. 2021 May 27;34. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X64322

- Olivati AG, Leite LP. Experiências Acadêmicas de Estudantes Universitários com Transtornos do Espectro Autista: uma Análise Interpretativa dos Relatos. Revista Brasileira de Educação Especial. 2019;25:729-746. [Acesso em: 15 jan. 2024]; Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/N3sgZJb7wNHpVHv7LYkGvwL/abstract/?lang=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000400012

Publicado

27/05/2024

Como Citar

Oliveira dos Santos, J. M. (2024). DESAFIOS DE UM DISCENTE DO CURSO DE MEDICINA PORTADOR DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PRIMEIRO ANO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(5), e555315. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5315