GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM PACIENTES (CRM) EM CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS, UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5518Palavras-chave:
Relacionamento, Clínicas Odontológicas, Retenção, CRMResumo
A gestão empresarial e administrativa nas clínicas odontológicas é essencial para garantir a saúde bucal e o bem-estar geral dos pacientes. Referencial teórico: Modelos de gestão sólidos, ferramentas tecnológicas avançadas e estratégias de marketing eficazes são elementos-chave para o sucesso das clínicas dentárias. A utilização do Customer Relationship Management (CRM) em clínicas odontológicas permite melhorar o planejamento de consultas, agendamento de tratamentos e acesso ao histórico clínico, além de oferecer acompanhamento e satisfação dos pacientes e melhorar a comunicação com eles. Metodologia: Foi realizada uma busca nas bases de dados digitais Pubmed, Scopus e Scielo, foram selecionados artigos publicados entre 2014-2024, incluindo estudos observacionais descritivos e revisões sistemáticas. Resultados: foram registrados 55 artigos por seleção do título, excluídos vinte e cinco (25) pela leitura do resumo, vinte e cinco (25) artigos foram selecionados para leitura compreensiva, excluídos treze (13) artigos por não fornecerem informações necessárias e posteriores. Na leitura exaustiva, foram incluídos na revisão um total de doze (12) artigos. Discussão: Diferentes autores em suas pesquisas estabelecem que o CRM aumenta a eficiência no atendimento aos pacientes em clínicas odontológicas, melhorando fatores que influenciam a satisfação e fidelização dos pacientes. Conclusão: Para melhorar a eficiência operacional, a satisfação dos pacientes e o sucesso a longo prazo da clínica dentária, o CRM revela-se uma ferramenta estratégica.
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