GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM PACIENTES (CRM) EM CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS, UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5518

Palavras-chave:

Relacionamento, Clínicas Odontológicas, Retenção, CRM

Resumo

A gestão empresarial e administrativa nas clínicas odontológicas é essencial para garantir a saúde bucal e o bem-estar geral dos pacientes. Referencial teórico: Modelos de gestão sólidos, ferramentas tecnológicas avançadas e estratégias de marketing eficazes são elementos-chave para o sucesso das clínicas dentárias. A utilização do Customer Relationship Management (CRM) em clínicas odontológicas permite melhorar o planejamento de consultas, agendamento de tratamentos e acesso ao histórico clínico, além de oferecer acompanhamento e satisfação dos pacientes e melhorar a comunicação com eles. Metodologia: Foi realizada uma busca nas bases de dados digitais Pubmed, Scopus e Scielo, foram selecionados artigos publicados entre 2014-2024, incluindo estudos observacionais descritivos e revisões sistemáticas. Resultados: foram registrados 55 artigos por seleção do título, excluídos vinte e cinco (25) pela leitura do resumo, vinte e cinco (25) artigos foram selecionados para leitura compreensiva, excluídos treze (13) artigos por não fornecerem informações necessárias e posteriores. Na leitura exaustiva, foram incluídos na revisão um total de doze (12) artigos. Discussão: Diferentes autores em suas pesquisas estabelecem que o CRM aumenta a eficiência no atendimento aos pacientes em clínicas odontológicas, melhorando fatores que influenciam a satisfação e fidelização dos pacientes. Conclusão: Para melhorar a eficiência operacional, a satisfação dos pacientes e o sucesso a longo prazo da clínica dentária, o CRM revela-se uma ferramenta estratégica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Manuel Estuardo Bravo Calderón

Especialista en Ortodoncia de la Universidad La Habana, Cuba, Docente de la Facultad de Odontología de la Universidad de Cuenca, Ecuador.

Odalis Melina Garcia Ulloa

Estudiante de Pregrado de la Facultad de Odontología de la Universidad de Cuenca, Ecuador.

Nicole Adriana Juela Corte

Estudiante de Pregrado de la Facultad de Odontología de la Universidad de Cuenca, Ecuador.

Victor Ruben Lema Mosquera, 0107426058

Estudiante de Pregrado de la Facultad de Odontología de la Universidad de Cuenca, Ecuador.

Paola Abigail Loja Arpi

Estudiante de Pregrado de la Facultad de Odontología de la Universidad de Cuenca, Ecuador

Referências

Tantipoj C, Sirichanyaphong T, Nuntachurat J, Ruetaijetjaroen K, Hiransuthikul N, Pujarern P, Fuangtharnthip P, Khovidhunkit S. Actitudes de los dentistas hacia la detección de diabetes mellitus en clínicas dentales tailandesas. En t. J. Medio Ambiente. Res. Salud Pública 2022;19: 3341. https://doi.org/10.3390/ijerph19063341 DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph19063341

kikutani T, Takahashi N, Tohara T, et al. Relación entre el mantenimiento del soporte oclusal logrado mediante el tratamiento dental de visita domiciliaria y el pronóstico en pacientes de atención domiciliaria: un estudio preliminar. Geriatría. Gerontol. En t. 2022;22:976-981. https://doi.org/10.1111/ggi.14482 DOI: https://doi.org/10.1111/ggi.14482

García Briones MY, León Zambrano D. Modelo de gestión en Clínicas Odontológicas de la Universidad San Gregorio de Portoviejo. 2022;2(21). https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9052311 DOI: https://doi.org/10.37117/s.v2i21.656

Pérez A, Pérez P, Idoeta C. Aportes de la calidad de servicio en clínicas dentales. 2011. ISBN 978-84-7356-785-5. https://oa.upm.es/13058/1/INVE_MEM_2011_109163.pdf

Nilashi M, Abumalloh RA, Ahmadi H, Samad S, Alrizq M, Abosaq H, et al. The nexus between quality of customer relationship management systems and customers’ satisfaction: Evidence from online customers’ reviews. Heliyon [Internet]. 1 de noviembre de 2023 [citado 2 junio 2024];9(11). Disponible en: https://www.cell.com/heliyon/abstract/S2405-8440(23)09036-9 DOI: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2023.e21828

Alzahrani A, Qureshi MS, Thayananthan V. RFID of next generation network for enhancing customer relationship management in healthcare industries. THC. 23 octubre 2017;25(5):903-16. DOI: https://doi.org/10.3233/THC-170934

Martinez V, Montes G. Propuesta de un CRM en una clinica dental. [Internet]. 2018. Disponible en: https://tesis.ipn.mx/jspui/bitstream/123456789/26293/1/PROPUESTA%20DE%20UN%20CRM%20EN%20UNA%20CL%C3%8DNICA%20DENTAL.pdf

Pham-Singer H, Onakomaiya M, Cuthel A, De Leon S, Shih S, Chow S, et al. Using a Customer Relationship Management System to Manage a Quality Improvement Intervention. American Journal of Medical Quality. julio de 2021;36(4):247-54. DOI: https://doi.org/10.1177/1062860620953214

Hajikhani S, Tabibi SJ, Riahi L. The Relationship Between the Customer Relationship Management and Patients’ Loyalty to Hospitals. Glob J Health Sci. 25 junio 2015;8(3):65-71. DOI: https://doi.org/10.5539/gjhs.v8n3p65

Maya G, Ojeda M, Pérez J. Sistema de gestión de citas odontológicas basado en una filosofía de gestión con los clientes (CRM). Repositoriodigital. [citado el 20 julio 2024]. Disponible en: http://uceva.repositoriodigital.com/bitstream/handle/20.500.12993/4453/TGgmaya.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Kallal MG, Compton SM, Yoon MN. Patient satisfaction with access to a student-run free-service dental clinic. Canadian journal of dental hygiene [Internet]. 2023 Jun 1 [cited 2024 Jul 8];57(2):117–22. Available from: https://europepmc.org/article/med/37464995

Insaurralde del Puerto NJ. La gestión en Relación al Cliente (CRM), como Estrategia de Negocio en la Ciudad de Pilar, Paraguay. Ciencia Latina.[Internet]. 2023 [citado el 22 julio 2024];7(3):5855–72. Disponible en: https://ciencialatina.org/index.php/cienciala/article/view/6590 DOI: https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i3.6590

Seaninstitute.or.id [Internet]. View of developing customer relationship management application for dental clinic using agile approach to enhance efficiency and customer satisfaction. Disponible en. https://ejournal.seaninstitute.or.id/index.php/Ekonomi/article/view/4321/3477

López P, l Herrera A, Atlahua A, Delgado D. Comunicación y fidelización de clientes por medio de un plan de marketing para una clínica dental. Unirioja.es. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8292886

Publicado

28/07/2024

Como Citar

Bravo Calderón, M. E., Garcia Ulloa, O. M., Juela Corte, N. A., Lema Mosquera, V. R., & Loja Arpi, P. A. (2024). GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM PACIENTES (CRM) EM CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS, UMA REVISÃO DA LITERATURA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(7), e575518. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5518