EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A ATUAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE COM CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5705Palavras-chave:
Educação Ambiental, Polícia Militar, Projeto Força Verde MirimResumo
A crescente preocupação global com questões ambientais, como degradação e aquecimento global, levou à integração da Polícia Militar em iniciativas de educação ambiental, ampliando seu papel tradicional de segurança pública. O Projeto Força Verde Mirim, iniciado pelo Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV) no Paraná em 2007, é um exemplo desse avanço, promovendo a conscientização ambiental entre crianças e adolescentes através de atividades educativas e práticas, como plantio de mudas e visitas a instituições. Desde sua criação, o projeto já formou 2.410 jovens em 27 cidades. Ele visa não apenas educar sobre ecologia e sustentabilidade, mas também integrar a Polícia Militar à comunidade, reduzir crimes ambientais e fomentar a cidadania responsável. A pesquisa indica que a participação da Polícia Militar pode efetivamente ampliar a conscientização ecológica e engajar a comunidade. A expansão do Projeto Força Verde Mirim para todos os pelotões do BPAmb-FV é sugerida para maximizar seu impacto positivo, melhorar a educação ambiental em nível estadual e fortalecer a relação entre a polícia e a comunidade, formando uma nova geração de cidadãos comprometidos com a preservação do meio ambiente.
Downloads
Referências
ALEXANDRE, W. S.; MOREIRA, B. S. P. L.; SOUSA DUARTE, G. P.; CASIMIRO FILHO, F. Etnoecologia para a gestão sustentável de recursos naturais: uma análise crítica de desafios e oportunidades. Revista Pantaneira, v. 24, p. 77-89, 2024.
BPAMB FV. Plano de curso: projeto Força Verde Mirim. São José dos Pinhais, 2023. Disponível na sede do BPAmb FV.
CAMARGO, A. L. Brasil. Desenvolvimento sustentável: dimensões e desafios. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível em: https://books.google.com/books?hl=en&lr=&id=0AXpDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT3&dq=Nos+%C3%BAltimos+anos,+a+conscientiza%C3%A7%C3%A3o+ambiental+tem+se+tornado+uma+prioridade+global,+dada+a+urg%C3%AAncia+das+quest%C3%B5es+ecol%C3%B3gicas+e+suas+implica%C3%A7%C3%B5es+para+a+sustentabilidade+do+planeta.&ots=sn54jlAl8O&sig=Gc1Wrx33vAIPfwm3v1mmjP9iwoc. Acesso em: 02 set. 2024.
CAMARGO, N.; VANTROBA, R. Ação integrada de fiscalização urbana (AIFU) e a importância do engajamento dos órgãos fiscalizadores para o êxito da operação. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 5, p. 345-362, 2024. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/download/13765/6802. Acesso em: 02 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13765
CARDOSO, A. O.; SANTOS, M. N.; ÁVILA, L. V. O contexto da educação e mudanças climáticas das instituições de ensino superior: uma revisão sistemática da literatura. Revista Visão: Gestão Organizacional, p. e3421-e3421, 2024. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/download/3421/1715. Acesso em: 02 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.33362/visao.v13i1.3421
CARNEIRO, A. G. Papel das instituições de ensino superior na educação ambiental e a responsabilidade socioambiental no Brasil. REDES – Revista Educacional da Sucesso, 2024. Disponível em: https://www.editoraverde.org/portal/revistas/index.php/rec/article/download/248/362. Acesso em: 02 set. 2024.
COLACIOS, R. D.; LOCASTRE, A. V. A ausência e o vácuo: educação ambiental e a nova Lei do Ensino Médio brasileiro no século XXI. Revista de Educação PUC-Campinas, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edpuc/v25/2318-0870-edpuc-25-e204589.pdf. Acesso em: 02 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4589
DANIELI, A.; SILVA, J. S.; SILVA, D. N. A atuação da polícia militar catarinense e proteção ambiental: a educação ambiental como via para um novo paradigma ético sustentável. [S. l.: s. n.], 2020. p. 155. Disponível em: https://www.univali.br/vida-no-campus/editora-univali/e-books/Documents/ecjs/E-BOOK%20%202021%20-%20DEBATES%20SOBRE%20SUSTENTABILIDADE%20E%20GOVERNAN%C3%87A%20AMBIENTAL.pdf#page=157. Acesso em: 02 set. 2024.
DE PAULA, E.; ALMEIDA, A.; RUELA, F. Ações de conscientização ambiental no município de Taiobeiras (MG): perspectivas e limitações. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 15, n. 1, p. 83-96, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/download/9849/7465. Acesso em: 02 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9849
DIÓGENES, A. F. M. Política nacional de educação ambiental: a educação ambiental como meio de estratégia para construção de um futuro sustentável. [S. l.: s. n.], 2024. Disponível em: http://177.66.14.82/bitstream/riuea/5825/1/Pol%C3%ADtica%20nacional%20de%20educa%C3%A7%C3%A3o%20ambiental%20%20a%20educa%C3%A7%C3%A3o%20ambiental%20como%20meio%20de%20estrat%C3%A9gia%20para%20constru%C3%A7%C3%A3o%20de%20um%20futuro%20sustent%C3%A1vel.pdf. Acesso em: 02 set. 2024.
FARIAS, L. K. S.; BICALHO, F. S. A cultura da paz na escola: educação ambiental como possibilidade para se promover a paz. Revista Pedagógica, v. 26, p. 1-16, 2024. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7691/4097. Acesso em: 02 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7691
GARCIA, R. C. Segurança pública e o papel dos municípios: estratégias de prevenção primária por meio de intervenções no desenho urbano. Rio de Janeiro: ESG, 2022. Disponível em: https://repositorio.esg.br/bitstream/123456789/1636/1/CAEPE.77%20TCC%20VC.pdf. Acesso em: 02 set. 2024.
HERCULANO, F. C. O IPTU verde e a efetivação de políticas públicas de proteção do meio ambiente. 2022. TCC (Bacharel) - Universidade Federal Fluminense – UFF, Niteroi, 2022. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/33930/Fabiana%20Curty.pdf?sequence=1. Acesso em: 02 set. 2024.
JANNUZZI, P. M. Sistema de monitoramento e avaliação de programas sociais: revisitando mitos e recolocando premissas para sua maior efetividade na gestão. Revista Brasileira de Avaliação, 2020. Disponível em: https://rbaval.org.br/article/10.4322/rbma201305002/pdf/1598015026-5-4.pdf. Acesso em: 02 set. 2024.
JORGE, F. S. Fatores determinantes da accountability no terceiro setor. 2020. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/207272/001114482.pdf. Acesso em: 02 set. 2024.
MILLER, T. A. R. Sistema integrado de informações ambientais: uma ferramenta estratégica para o batalhão de polícia ambiental força verde. RECIMA21 – Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 7, p. e473520-e473520, 2023. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/download/3520/2783. Acesso em: 02 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3520
NUNES, J. V. S. Atuação da polícia militar de Santa Catarina e sua competência residual na preservação da ordem pública. 2024. TCC (Bacharel) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/256735/Monografia%20Jo%C3%A3o.pdf?sequence=1. Acesso em: 02 set. 2024.
PALUCH, M. C. Policiamento ambiental preditivo no estado do Paraná: uma breve abordagem sobre a aplicação do business intelligence pelo batalhão de polícia ambiental. RECIMA21 – Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 7, p. e473615-e473615, 2023. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/download/3615/2597. Acesso em: 02 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3615
REIS, G. A.; SCHWERTNER, S. F. Aprendizagem em educação ambiental no contexto escolar: a compreensão de estudantes do ensino fundamental. REMEA – Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 38, n. 2, p. 217-244, 2021. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/download/12410/8992. Acesso em: 02 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12410
ROSSINI, C. M.; CENCI, D. R. Interdisciplinaridade e educação ambiental: um diálogo sustentável. Revista Prática Docente, 2020. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/download/396/387. Acesso em: 02 set. 2024.
SCHONARTH, J. C. Como a presença da polícia militar impacta na confiabilidade e sensação de segurança nas escolas do programa “Escola Segura”. RECIMA21 – Revista Científica Multidisciplinar, v. 5, n. 4, p. e545077-e545077, 2024. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/download/5077/3506. Acesso em: 02 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5077
SEDASSARI, M. H. Atuação da polícia militar e a preservação do meio ambiente. RECIMA21 – Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 6, p. e463374-e463374, 2023. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/download/3374/2455. Acesso em: 02 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3374
SOUZA, L. B. P.; JESUS CONCEIÇÃO, L.; SILVA, T. M. P.; D’ALMEIDA, S. R. S. Jogos sustentáveis para o ensino lúdico da matemática. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 6, p. 997-1008, 2023. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/download/10232/4143. Acesso em: 02 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10232
SOUZA, M. P. C. Formação continuada de instrutores da polícia militar do Rio Grande do Norte segundo o aporte da aprendizagem baseada em problemas. [S. l.: s. n.], 2022. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51925/1/Formacaocontinuadainstrutores_Souza_2022.pdf. Acesso em: 02 set. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.