PROJETO CRIANÇA FELIZ: UMA ABORDAGEM RECREATIVA REFERENTE AO DIA DAS CRIANÇAS POR ESTUDANTES DE MEDICINA

Autores

  • José César Nascimento da Fonseca Filho
  • Monalyza Pontes Carneiro
  • Leonardo Domingos de Sousa Oliveira
  • Letícia Vitória de Souza Rodrigues
  • Eliciane Maria Linhares Sousa
  • Myrella Evelyn Nunes Turbano
  • Maria Clara de Sousa Morais
  • Pedro Henrique Freres Holanda
  • Romulo Mendes de Souza
  • Melice Barbosa Oliveira Feitosa
  • Carlos Camilo Magno de Souza

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5727

Palavras-chave:

Pediatria, medicina de emergência, Saúde

Resumo

As Ligas Acadêmicas de Medicina são entidades constituídas fundamentalmente por estudantes, sem fins lucrativos e voltadas para o estudo de assuntos, ou de áreas específicas da Medicina. Dentro do eixo de extensão é possível aplicar, na prática, os conhecimentos obtidos durante a graduação com os mais diversos públicos. Em face disso, destacam-se as atividades lúdicas, por possuírem um impacto positivo em relação à educação em saúde, principalmente com o público infantil. Metodologia: O estudo em questão constitui um relato de experiência com caráter descritivo, o qual pretende descrever e avaliar uma atividade de extensão realizada pela Liga Acadêmica de Urgências e Emergências Pediátricas (LAUEP-IESVAP). Relato De Experiência: A COPPEXI promoveu uma ação para o dia das crianças que ocorreu no IESVAP, com as crianças e responsáveis da comunidade Mãe Rainha. A LAUEP em parceria com a LACITRE, desenvolveu de forma didática o ensino para as crianças de como reconhecer uma situação de engasgo no cotidiano e como realizar a manobra de Heimlich. Acompanhamos de perto também o desenvolvimento das crianças em outras atividades realizadas por outras ligas e núcleos acadêmicos. Considerações Finais: O projeto Criança Feliz faz possível a reflexão sobre as experiências vivenciadas e os impactos gerados durante todo o processo. Em sequência, pôde-se observar a importância da integração entre a área da saúde e a comunidade, especialmente no contexto infantil. Além disso, a presente abordagem recreativa mostrou-se uma ferramenta eficaz para promover a saúde integral das crianças, indo além da perspectiva tradicional médica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

José César Nascimento da Fonseca Filho

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Monalyza Pontes Carneiro

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Leonardo Domingos de Sousa Oliveira

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Letícia Vitória de Souza Rodrigues

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Eliciane Maria Linhares Sousa

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Myrella Evelyn Nunes Turbano

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Maria Clara de Sousa Morais

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Pedro Henrique Freres Holanda

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Romulo Mendes de Souza

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Melice Barbosa Oliveira Feitosa

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Carlos Camilo Magno de Souza

Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP).

Referências

DA SILVA, Juliane Toffoli et al. A ludicidade na promoção de saúde infantil: relato de experiência. Revista Científica de Extensão, v. 7, n. 1, p. 76-89, 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/2447115163183

NEVES, Isabela de Oliveira Resende et al. Práticas na Comunidade II: uma experiência com crianças residentes num abrigo. Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão, v. 2, n. 3, p. 155-159, 2018.

PINHEIRO, Aline Lopes. Pediatria itinerante: um relato de experiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.

SANCHES, Lívia Reis et al. Educação em saúde: relato de experiência de projeto universitário de promoção em saúde. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 4, n. 3, p. 211-215, 2023. DOI: https://doi.org/10.56344/2675-4827.v4n3a2023.48

VASCONCELOS, Ana Beatriz Souza et al. Relato de experiência da liga acadêmica de pediatria de uma instituição de ensino superior pública do estado de Mato Grosso. Revista Ciência e Estudos Acadêmicos de Medicina, n. 12, 2020.

Publicado

28/09/2024

Como Citar

Nascimento da Fonseca Filho, J. C., Pontes Carneiro, M., Domingos de Sousa Oliveira, L., de Souza Rodrigues, L. V., Linhares Sousa, E. M., Nunes Turbano, M. E., … de Souza, C. C. M. (2024). PROJETO CRIANÇA FELIZ: UMA ABORDAGEM RECREATIVA REFERENTE AO DIA DAS CRIANÇAS POR ESTUDANTES DE MEDICINA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(9), e595727. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5727

Edição

Secção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

Categorias