GAMIFICAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE REFERENTE AO PROCESSO DE LETRAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5854Palavras-chave:
Alfabetização, Ensino-aprendizagem, Gamificação, LetramentoResumo
Este estudo considera a gamificação como um recurso pedagógico que coloca o estudante como protagonista do seu próprio conhecimento, estimulando a desenvolver suas atividades escolares no que tange a alfabetização e letramento. Nesse sentido, a referida investigação apresenta como objetivo primordial analisar a gamificação como recurso pedagógico no processo de alfabetização e letramento dos alunos do Ensino Fundamental. Para alcançar o objetivo proposto, este estudo utilizou-se da abordagem da pesquisa descritiva e como procedimentos metodológicos foi utilizada a pesquisa bibliográfica. Essa modalidade de ensino, leva em consideração de cada discente aprende no seu tempo e que todo indivíduo tem suas particularidades no que se refere à aprendizagem. No entanto, esse método educacional, exige autonomia por parte dos estudantes, pois só assim adquire-se o protagonismo necessário. É nesse sentido que a gamificação se coloca como um recurso alternativo no contexto educacional, com o intuito de tornar o discente o centro do seu aprendizado, tornando-o ator principal do seu aprendizado. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que a gamificação é um recurso inovador que contribui com o processo de alfabetização e letramento, despertando interesse, autonomia, motivação e ainda proporciona aos estudantes um ambiente de aprendizagem mais lúdico e dinâmico.
Downloads
Referências
ALVES, F. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras: um guia completo: do conceito a prática. São Paulo: Editora DVS, 2015.
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. de. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Rio de Janeiro: Senac, 2013. v. 39. DOI: https://doi.org/10.26849/bts.v39i2.349
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasilia: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006.
COTTA, R. M. et al. Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem [The construction of collective portfolios in traditional curriculums: an innovative approach in teaching-learning]. Ciencia & saude coletiva, v. 17, n. 3, p. 787–796, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-81232012000300026. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300026
DAROLT, V. Gamificar em Sala de Aula. Curitiba: CRV, 2021.
DEMO, P. Pesquisa Educacional na América Latina e no Caribe – Tentativa de síntese e de discussão crítica. Rio de Janeiro: Editora Universitária-UFF, 1993.
FRADE. I. C. A. da S. VAL., M. da G. C.; BREGUNCI, M. das G. de C. Métodos e Didáticas de Alfabetização: história, características e modo de fazer de professores caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/F a E/UFMG, 2005.
KAPP, K. M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. [S. l.]: John Wiley & Sons, 2012. DOI: https://doi.org/10.1145/2207270.2211316
KISHIMOTO, T. M. (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
LEAL, T. F. et al. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, A. G.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; LEAL, T. F. (Orgs). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
MISHRA, R.; KOTECHA, K. Envolvimento dos Alunos através da Gamificação na Avaliação Formativa Gamificante da Educação. Journal of Engineering Education Transformations, mar. 2017. ISSN 2394-1707.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
SANTOS, S. M. P. Brinquedoteca: a criança o adulto e o lúdico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
SOARES, M. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2015.
SOARES, M. Alfaletrar: Toda Criança Pode Aprender a Ler e Escrever. São Paulo: contexto, 2021.
SOARES, S. J. et al. O uso das TDICs no processo de ensino aprendizagem. Montes Claros: [s. n.], 2015. 10 p
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro De Pesquisa Em Educação, IV Jornada De Prática De Ensino, XIII semana de pedagogia da UEM: “infância e práticas educativas”. Maringá, PR, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.