GAMIFICAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE REFERENTE AO PROCESSO DE LETRAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5854

Palavras-chave:

Alfabetização, Ensino-aprendizagem, Gamificação, Letramento

Resumo

Este estudo considera a gamificação como um recurso pedagógico que coloca o estudante como protagonista do seu próprio conhecimento, estimulando a desenvolver suas atividades escolares no que tange a alfabetização e letramento. Nesse sentido, a referida investigação apresenta como objetivo primordial analisar a gamificação como recurso pedagógico no processo de alfabetização e letramento dos alunos do Ensino Fundamental. Para alcançar o objetivo proposto, este estudo utilizou-se da abordagem da pesquisa descritiva e como procedimentos metodológicos foi utilizada a pesquisa bibliográfica. Essa modalidade de ensino, leva em consideração de cada discente aprende no seu tempo e que todo indivíduo tem suas particularidades no que se refere à aprendizagem. No entanto, esse método educacional, exige autonomia por parte dos estudantes, pois só assim adquire-se o protagonismo necessário. É nesse sentido que a gamificação se coloca como um recurso alternativo no contexto educacional, com o intuito de tornar o discente o centro do seu aprendizado, tornando-o ator principal do seu aprendizado. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que a gamificação é um recurso inovador que contribui com o processo de alfabetização e letramento, despertando interesse, autonomia, motivação e ainda proporciona aos estudantes um ambiente de aprendizagem mais lúdico e dinâmico.

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Biografia Autor

Ocilete Maria Cruz de Lima

Mestre em Ciências da Educação.  Universidad de la Integración de Las Américas - UNIDA.

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Publicado

30/10/2024

Como Citar

Maria Cruz de Lima, O. (2024). GAMIFICAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE REFERENTE AO PROCESSO DE LETRAMENTO . RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105854. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5854