A INTERNET DAS COISAS (IOT) NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS PARA FUNDAMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.6022Palavras-chave:
Aplicativos. Conteúdo. Educação. Ferramentas. Tecnologia.Resumo
Este trabalho de conclusão de curso, apresenta uma breve pesquisa bibliográfica sobre a internet das coisas (IOT) no contexto da educação infantil na perspectivas para fundamentação da aprendizagem e suas aplicações. As novas tecnologias na educação podem ser notadas em várias instituições no Brasil, seja em forma de aulas virtuais, no uso de aplicativos para a realização de atividades ou na disponibilização de recursos digitais para tornar o conteúdo mais interessante. Um dos principais objetivos de trabalhar com as tecnologias digitais é o fato de que se pode expandir ainda mais os horizontes no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, para melhor compreensão do conteúdo, tem-se a princípio a abordagem relacionada das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem desde a educação infantil suas aplicações e suas importâncias, visando, assim, apresentar um pouco mais sobre a, evidenciando a breve anotação acerca da criança como sujeito integral, a influência da tecnologia no contexto educacional. Também serão evidenciadas as etapas e recursos empregados para a produção de toda pesquisa, métodos, tipo de estudo e bases para o levantamento das informações.
Downloads
Referências
ARAÚJO, A. K. R.; CAVALCANTE, V. A. de L.; CUNHA, F. dos S.; SOUSA, F. dos S.; SILVA, E. da C. Internet das coisas aplicada à educação / Things internet applied to education. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 16376–16394, 2019. DOI: 10.34117/bjdv5n9-188. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3429. >Acesso em: 15 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-188
AVELAR, Michele Gomes.; FREITAS, Carla Conti de .; LOPES, Cristiane Rosa As tecnologias de informação e comunicação e a formação de professores de língua inglesa. REVELLI, v. 10, n.3, 2018. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/8013 >Acesso em: 2 jun. 2024.
AVISALA – Interação das crianças com a tecnologia. Disponível em: https://avisala.org.br/index.php/assunto/reflexoes-do-professor/contextos-de-alfabetizacao-na-era-tecnologica/ >Acesso em: 11 out. 2024.
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia educação? 2ª ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
BRASIL - Leis de Diretrizes e Bases da Educação - LDB. Lei nº 9.394/MEC/SEED/ Brasília, 1996.
CRAVEIRO, Pamela Saunders; RIOS, José Riverson. A publicidade e a cultura do brincar on-line pelo olhar de crianças espanholas e brasileiras, 2013. Disponível em:http://revistacomunicando.sopcom.pt/ficheiros/2013122713._apublicidadeeacult uradobrincar.doc.pdf. Acesso em: 11 mar. 2024.
CONTE, Eliane.; MARTINI, Rosa Maria Fillippozzi. As Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica?. Educação &Amp; Realidade, v. 40, n. 4. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623646599
FACCIONI FILHO, M. Internet das Coisas. Palhoça: Unisul Virtual, 2016. 56 p.
FREITAS, M. T.. (2010). Letramento digital e formação de professores. Educação Em Revista, 26(3), 335–352. https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000300017. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/edur/a/N5RryXJcsTcm8wK56d3tM3t/# >Acesso em: 15 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000300017
FLORES, E. A.; FREITAS, C. C. Letramento digital, ensino e práticas sociais. Revista Panorâmica Online. v. 1. 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/. Acesso em: 10 mar. 2024.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2003.
GALLAHUE, David. L.; OZMUN, John. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3. ed. São Paulo: Ed. Phorte, 2005.
GUBBI, Jayavardhana et al. Internet of Things (IoT): a vision, architectural elements, and future directions. Future Generation Computer Systems, Elsevier BV, [s.l.], v. 29, n. 7, p.1645-1660, set. 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.future.2013.01.010
HANSEN, Adriana de Oliveira.; DEFFACCI, Fabrício Antônio. A. Didática e Tecnologia: A ação pedagógica instrumentalizada pelas novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Revista InterAtividade. São Paulo, 2013.
JAMES, M.; MICHAEL, C.; PETER, B.; JONATHAN, W.; et at. The Internet of Things:
Mapping the Value Beyond the Hype. McKinsey Global Institute, 2015.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2007.
LIMA, Marilia Freires de; ARAÚJO, Jefferson Flora Santos de. A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Educação Pública, v. 21, nº 23, 22 de junho de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/23/a-utilizacao-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-como-recurso-didatico-pedagogico-no-processo-de-ensino-aprendizagem >Acesso em: 15 out. 2024.
MASTER – A internet das coisas e suas aplicações. Disponível em: https://master.org.br/noticias/internet-das-coisas-aplicacoes-educacao/ >Acesso em: 03 jun.2024
PAIVA, Natália Moraes Nolêto; COSTA, J. S. A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça, 2015. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0839.pdf. >Acesso em: 22 mar. 2024.
SÁPIRAS, F. S.; DALLA VECCHIA, R.; MALTEMPI, M. V. <br>Utilização do Scratch em sala de aula<br>Using Scratch in the classroom. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 17, n. 5, p. 973–988, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/25152. Acesso em: 15 out. 2024.
SARITAS, Mustafa Tuncay. The emergent technological and theoretical paradigms in education: the interrelations of Cloud Computing (CC), conectivism and Internet of Things (IoT). Acta Polytechnica Hungarica, Balikesir, Turkey, v. 12, n. 6, p. 161-179, 2015. Disponível em: http://www.uni-obuda.hu/journal/Saritas_62.pdf. > Acesso em: 21 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.12700/APH.12.6.2015.6.10
SILVA, A. C. M et al. A importância dos recursos didáticos para o processo ensino aprendizagem. Arquivos do MUDI, [s. l.], v. 21, n. 2, p. 20-31, 2017. DOI: https://doi.org/10.4025/arqmudi.v21i2.38176
VODĂ, Ana Iolanda.; CAUTISANU, Cristina.; GRĂDINARU, Camélia.; TĂNĂSESCU, Chris.; DE MORAES, Gustavo Herminio Salate Marcondes. Exploring Digital Literacy Skills in Social Sciences and Humanities Students. Sustainability. v. 14, n.5, 2022. DOI: 10.3390/SU14052483. DOI: https://doi.org/10.3390/su14052483
ZHANG, Tianbo. The internet of things promoting higher education revolution. 2012 Fourth International Conference on Multimedia Information Networking and Security,Nanjing, China, p. 790-793, nov. 2012. IEEE. DOI: https://doi.org/10.1109/MINES.2012.231
ZUIN, V.; SOARES. A. A formação no tempo e no espaço da internet das coisas. Educ. Soc., SP. vol. 37. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302016167198
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.