NOVOS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO QUE PROMOVAM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Janderson Ribeiro dos Santos
  • Douglas Alves de Melo
  • Jackson Santos de Menezes

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i3.6294

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino-aprendizagem

Resumo

A avaliação desempenha um papel central no ensino e na aprendizagem, ajudando professores e alunos a identificarem desafios e oportunidades de crescimento no processo educacional. Mais do que uma ferramenta para medir o desempenho, ela é um recurso valioso para orientar práticas pedagógicas e promover o desenvolvimento integral dos estudantes. Este artigo aborda os principais conceitos teóricos relacionados à avaliação e explora como eles podem ser aplicados de maneira prática em sala de aula. Com um enfoque especial em estratégias que fomentem a inclusão, são discutidas abordagens que consideram as diferentes necessidades dos alunos, garantindo que todos tenham acesso a uma educação de qualidade. Por meio de uma revisão bibliográfica detalhada e a análise de exemplos aplicados, o artigo busca fornecer suporte tanto teórico quanto prático aos educadores que desejam tornar suas práticas avaliativas mais eficazes e alinhadas às demandas do contexto contemporâneo. Além disso, são apresentados desafios comuns enfrentados no uso da avaliação em sala de aula, bem como sugestões de estratégias inovadoras que contribuem para superar essas barreiras. O objetivo final é mostrar como a avaliação, quando bem utilizada, pode transformar a dinâmica educacional, reforçando a aprendizagem, a inclusão e a melhoria contínua do ensino. Assim, o texto convida professores e gestores a repensarem o papel da avaliação em suas práticas pedagógicas.

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Biografias do Autor

  • Janderson Ribeiro dos Santos

    Graduado em Licenciatura em Matemática, com pós-graduação em Ensino de Matemática, Docência do Ensino Superior e Tutoria em Educação a Distância. Mestre em Ciências da Educação e doutorando na mesma área.

  • Douglas Alves de Melo

    Professor de Matemática na rede municipal e estadual de Alagoas, pós graduação em educação matemática pela Fera (Faculdade Estadual Regional de Alagoas). Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela UFAL campus Arapiraca. Graduando em Educação Física Pela Unifahe e curso técnico de Artes Visuais e Engenharia de Software pela Estácio. Graduação em Engenharia de Software.

  • Jackson Santos de Menezes

    Licenciado em Matemática e Pedagogia, Bacharel em Engenharia Ambiental.  Especialização em Educação Matemática e Mestrando em Educação. Professor de Matemática.

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Publicado

10/03/2025

Como Citar

NOVOS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO QUE PROMOVAM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. (2025). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(3), e636294. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i3.6294