CONSTRUÇÃO DE UMA MÉTRICA DA TIPOLOGIA DE CULTURA ORGANIZACIONAL EMPREENDEDORA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i1.63Palavras-chave:
Cultura organizacional, tipos de culturas organizacionais, micro e pequenas empresasResumo
Este trabalho de pesquisa propõe apresentar um sistema métrico para identificar as sete tipologias de cultura empreendedora com base na orientação empreendedora dos líderes propostas por Lumpkin e Dess (1996), Atuahene-Gima e Ko (2001), Sarasvathy e Dew (2005), Oliveira Junior (2009) e Sales (2010). Estas tipologias foram validadas e testadas em uma Escala tipo Likert que gerou sessenta questões para identificar a Cultura empreendedora dominate. Os resultados obtidos desta pesquisa obtida por Sales (2010) foram: 1°. Cultura do Tipo Formação de Parceria [CFP]; 2°. Cultura do Tipo Orientada para o Mercado [COM]; 3°. Cultura do Tipo Autônoma [CA]; 4°. Cultura do Tipo Competitiva Agressiva [CCA]; 5°. Cultura do Tipo Inovação [CI]; 6º. Cultura do Tipo Capacidade de Assumir Riscos [CCAR] e 7º. Cultura do Tipo Proatividade [CPA].
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.