O DOMINGO: DIA DO SENHOR
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.639Palavras-chave:
Domingo. Mistério Pascal. Assembleia. Ano litúrgico. RessurreiçãoResumo
O domingo, dia sagrado para os cristãos, fora considerado desde os primórdios do cristianismo, com base escriturística, patrística e litúrgica, o dia por excelência consagrado ao Senhor. Logo, toda Igreja é convocada a fazer memória daquele dia majestoso no qual nosso Senhor Jesus Cristo venceu a morte e o pecado e, assim, garantiu a vida em plenitude pelo mistério da sua ressurreição. Desse modo, o objetivo do artigo é redescobrir e compreende o seu valor, ante um mundo escasso de valores, a fim de que os cristãos jamais se afastem do Senhor Jesus que se torna presente em cada liturgia dominical da qual participam. A metodologia empregada foi um estudo de revisão bibliográfica buscando descrever o domingo para os cristãos, em comparação com a vivência do Shabbat (dia sagrado dos judeus), chegando a constatação de que nos dias atuais, o domingo cristão tem se esvaziado do seu sentido pleno. Deste modo, como resultado percebeu-se que o domingo é a glória dos dias, dia no qual o povo é convocado a exaltar os inúmeros benefícios concedidos pela Palavra e pela a Eucaristia.
Downloads
Referências
ZANATTA, Cleia et al. Impactos dos tempos líquidos sobre o processo de educação. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 2, n. 6, p. e26461-e26461, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.