TECNOLOGIAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA ASSISTÊNCIA À ATENÇÃO PRIMÁRIA: UMA REFLEXÃO SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.644

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde. Tecnologia em Saúde. Tecnologia Leve. Paulo Freire.

Resumo

Este estudo buscou contribuir com a reflexão crítica na adesão das tecnologias educativas na assistência à saúde pela equipe multiprofissional no contexto da atenção primaria. Baseou-se de uma revisão integrativa, com subsídio qualitativa e viés reflexivo, quando os dados foram interpretados a partir do olhar crítico dos pesquisadores e à luz do subsídio teórico de Paulo Freire sobre a prática educativa. Trata-se de uma revisão integrativa com viés reflexivo viés reflexivo, a partir do olhar crítico dos pesquisadores e à luz do subsídio teórico de Paulo Freire sobre a prática educativa. As buscas foram realizadas nas bases de dados: LILACS e BDENF, acessadas por meio da busca avançada na BVS. Utilizou-se os descritores associados pelos operadores booleanos: “Atenção Primaria” AND Tecnologia OR Saúde, incluindo, estudos de reflexão, teses, dissertações e artigos originais disponíveis na íntegra no formato on-line, publicados na íntegra entre os anos de 2015 a 2021.De acordo com os critérios de elegibilidade, foram inclusos 12 artigos neste estudo. Nessa perspectiva, a partir da ótica reflexiva de Paulo Freire, no viés da educação inclusiva, que pode ser alcançada através das tecnologias educativas que aumentaram o acesso às ações de saúde oferecidas à população e induzem a integralidade da assistência. Portanto, a adesão dessas ferramentas possibilita a participação ativa do profissional como educador no processo da aprendizagem, propiciando o desenvolvimento contínuo das habilidades assistências tanto do paciente quanto dos profissionais da área de saúde.

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Biografias do Autor

  • Bruno Abilio da Silva Machado

    Graduado em Radiologia pela UNINASSAU. Especialista em Neuroeducação pela FAEL

  • Emanuel Osvaldo de Sousa

    Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia Traumato Ortopédica pela UESPI

  • João Felipe Tinto Silva

    Graduando em Enfermagem pelo Centro Universitário de Ciências e Tecnologias do Maranhão (UNIFACEMA) e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

  • João Eduardo Gomes  de Oliveira 

     

    Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UDESC

     

  • Luana Pereira Ibiapina Coêlho

    Enfermeira Obstetra pelo Programa de Residência Uniprofissional pela UEMA

  • Anna Beatriz Conceição de Souza

    Graduanda em Nutrição pela UFPA

  • Victor Guilherme Pereira da Silva Marques

    Graduando em Enfermagem pela UNIFAPI

  • Joab Gomes da Silva Sousa

    Mestrando em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri-URCA

  • Mariel Wágner Holanda Lima

    Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

  • Sarah Maria Osório de Carvalho

    Graduanda em Enfermagem pela UNIFSA

  • Wesley Romário Dias Martins

    Pós-graduando em Gestão e Auditoria em Serviços da Saúde - Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

  • Francilene Vieira da Silva Freitas

    Doutora em Biotecnologia pela UFPI

  • Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira

    Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza-CE

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Publicado

15/09/2021

Como Citar

TECNOLOGIAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA ASSISTÊNCIA À ATENÇÃO PRIMÁRIA: UMA REFLEXÃO SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE. (2021). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(8), e28644. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.644