COMO O USO DAS TECNOLOGIAS AUXILIA NA PRÁTICA DOCENTE EM UM CONTEXTO PANDÊMICO?

Autores

  • Samara Matos Mascarenhas

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i6.6500

Palavras-chave:

Tecnologias, Educação, Ensino-aprendizagem, Pandemia

Resumo

Entende-se que a tecnologia é uma ferramenta importantíssima na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Sua implementação no ambiente escolar vem sendo inserida há muito tempo de maneira muito lenta, em virtude das diversas barreiras encontradas. Tais barreiras vão desde os equipamentos já defasados, perpassando pela má ou não formação dos profissionais da educação para o uso das ferramentas disponíveis. O presente estudo tem como objetivo geral: conhecer os fatores que dificultam a prática docente na adoção de aulas remotas mediadas pelas tecnologias no período de pandemia da COVID-19. Para alcançar esses objetivos foi utilizada a revisão de literatura onde se destacam as contribuições de autores como: Almeida (2008), Bacicch et al. (2015), Buckingham (2010); Costa et al. (2015), Kenski (2003, 2007), Lévy (1999, 2000) e Monteiro e Rezende (1993). Os resultados obtidos mostram que a falta de preparação dos docentes por parte da Secretaria de Educação para acompanhamento das aulas remotas, a falta de manuseio com as tecnologias para fins didáticos, pouco conhecimento sobre as novas ferramentas digitais, internet de má qualidade, e, principalmente o aumento da carga de trabalho docente foram os principais fatores que dificultaram o processo de ensino e aprendizagem.

 

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Biografia do Autor

  • Samara Matos Mascarenhas

    Mestre em Ciências da Educação. UNIVERSIDAD DE LA INTEGRACIÓN DE LAS AMÉRICAS.

     

Referências

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Publicado

07/06/2025

Como Citar

COMO O USO DAS TECNOLOGIAS AUXILIA NA PRÁTICA DOCENTE EM UM CONTEXTO PANDÊMICO?. (2025). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(6), e666500. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i6.6500