ESTRATÉGIAS FACILITADORAS DE APRENDIZAGEM EM UMA MONITORIA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i6.6558

Palavras-chave:

Monitoria, Aprendizagem ativa, Estudantes de enfermagem, Educação em enfermagem

Resumo

A experiência teve como objetivo, por meio de um projeto de monitoria, promover melhorias na qualidade e no desempenho acadêmico dos estudantes, com foco nos eixos profissionalizantes em Enfermagem, especialmente nos cuidados com a saúde da criança e do adolescente. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre o uso de estratégias auxiliares durante a monitoria dos módulos Processo de Enfermagem e Procedimentos do Cuidado II, Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Cuidados de Enfermagem I e Atividade Curricular de Extensão, no período de agosto a novembro de 2024. O estudo envolveu, em média, 37 alunos, que foram o público-alvo das atividades de monitoria realizadas em laboratórios e salas de aula. A monitoria possibilitou o acesso a instrumentos facilitadores da aprendizagem, e os discentes monitorados reagiram positivamente às dinâmicas propostas. Apesar dos desafios enfrentados, o processo de aprendizagem com o uso dessas dinâmicas agregou habilidades aos envolvidos e contribuiu para a formação de enfermeiros generalistas. O estudo demonstra que as estratégias utilizadas promoveram melhorias na formação acadêmica e prática dos estudantes, propiciando o desenvolvimento de novas habilidades nos eixos profissionalizantes da Enfermagem. As dinâmicas propostas também revelaram o aprimoramento de competências por parte dos discentes-monitores. Conclui-se, portanto, que o uso de simulações, jogos e casos clínicos constitui uma ferramenta eficaz para facilitar a aprendizagem no âmbito da Enfermagem.

 

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Biografias do Autor

  • Bruna Rykelly Ramos dos Santos

    Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem. Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca. Arapiraca, Alagoas, Brasil. 

  • Denyse Emilly de Araujo Lima

    Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem. Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca. Arapiraca, Alagoas, Brasil. 

  • Larissa Tenório Andrade Correia

    Docente do curso de Bacharelado em Enfermagem. Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca. Arapiraca, Alagoas, Brasil.

  • Renise Bastos Farias Dias

    Docente do curso de Bacharelado em Enfermagem. Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca. Arapiraca, Alagoas, Brasil.

     

  • Nirliane Ribeiro Barbosa

    Docente do curso de Bacharelado em Enfermagem. Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca. Arapiraca, Alagoas, Brasil.

  • Josineide Soares da Silva

    Docente do curso de Bacharelado em Enfermagem. Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca. Arapiraca, Alagoas, Brasil.

  • Amanda Silva Bezerra

    Docente do curso de Bacharelado em Enfermagem. Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca. Arapiraca, Alagoas, Brasil.

  • Andrey Ferreira da Silva

    Docente do curso de Bacharelado em Enfermagem. Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca. Arapiraca, Alagoas, Brasil.

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Publicado

20/06/2025

Como Citar

ESTRATÉGIAS FACILITADORAS DE APRENDIZAGEM EM UMA MONITORIA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM. (2025). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(6), e666558. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i6.6558