ESTRATÉGIAS FACILITADORAS DE APRENDIZAGEM EM UMA MONITORIA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i6.6558Palavras-chave:
Monitoria, Aprendizagem ativa, Estudantes de enfermagem, Educação em enfermagemResumo
A experiência teve como objetivo, por meio de um projeto de monitoria, promover melhorias na qualidade e no desempenho acadêmico dos estudantes, com foco nos eixos profissionalizantes em Enfermagem, especialmente nos cuidados com a saúde da criança e do adolescente. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre o uso de estratégias auxiliares durante a monitoria dos módulos Processo de Enfermagem e Procedimentos do Cuidado II, Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Cuidados de Enfermagem I e Atividade Curricular de Extensão, no período de agosto a novembro de 2024. O estudo envolveu, em média, 37 alunos, que foram o público-alvo das atividades de monitoria realizadas em laboratórios e salas de aula. A monitoria possibilitou o acesso a instrumentos facilitadores da aprendizagem, e os discentes monitorados reagiram positivamente às dinâmicas propostas. Apesar dos desafios enfrentados, o processo de aprendizagem com o uso dessas dinâmicas agregou habilidades aos envolvidos e contribuiu para a formação de enfermeiros generalistas. O estudo demonstra que as estratégias utilizadas promoveram melhorias na formação acadêmica e prática dos estudantes, propiciando o desenvolvimento de novas habilidades nos eixos profissionalizantes da Enfermagem. As dinâmicas propostas também revelaram o aprimoramento de competências por parte dos discentes-monitores. Conclui-se, portanto, que o uso de simulações, jogos e casos clínicos constitui uma ferramenta eficaz para facilitar a aprendizagem no âmbito da Enfermagem.
Downloads
Referências
1.Pedrosa EES, Silva LC, Aguiar VFF. Contributions of academic monitoring in the nurse training process: an experience report. Braz. J. Dev. 2022;8(9):62082-9. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n9-109
2.Trindade LES, Ribeiro DB, Prado JN da S, Conceição RGS da, Penha JMN, Balbinote FS, et al. Contribution of monitoring in the academic and professional training of the monitor: experience report. Res Soc Dev. 2022;11(12):e195111234258. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i12.34258
3.Rocha AKA, Bachur TPR, Jorge MSB. Monitoria acadêmica na disciplina de métodos de estudo e pesquisa em um curso médico. Rev Bras Educ Saúde. 2020;10(2):23-8.
4.Carneiro MA, Dantas AS, Ferreira NS, Oliveira AS, Moura PGS, Dias NM. Academic monitoring and its contributions to the teaching-learning process in the Nursing course. Res Soc Dev. 2024;13(6): e6213645856. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v13i6.45856
5.Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Arapiraca - Censo Demográfico 2022. Rio de Janeiro: IBGE; 2022.
6.Santos LA. A UFAL e sua tardia expansão para o agreste alagoano: notas sobre o seu processo de interiorização. Rev Human Inov. 2018;5(9).
7.Universidade Federal de Alagoas. Campus Arapiraca. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Enfermagem. Arapiraca: UFAL; 2018.
8.Katonai Z, Gupta R, Heuss S, Fehr T, Ebneter M, Maier T, et al. Serious games and gamification: health care workers’ experience, attitudes, and knowledge. Acad Psychiatry. 2023;47(2):169–73. DOI: https://doi.org/10.1007/s40596-023-01747-z
9.Khoo E, Le A, Lipp MJ. Learning Games: a new tool for orthodontic education. Int J Environ Res Public Health. 2023;20:2039. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph20032039
10.Maraver MJ, Lapa A, Garcia-Marques L, Carneiro P, Raposo A. Can we learn from errors? Retrieval facilitates the correction of false memories for pragmatic inferences. PLoS ONE. 2022;17(8):e0272427. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0272427
11.Xu M, Luo Y, Zhang Y, Xia R, Qian H, Zou X. Game-based learning in medical education. Front Public Health. 2023;11:1113682. DOI: https://doi.org/10.3389/fpubh.2023.1113682
12.Barbosa NG, Zanetti ACG, Souza JD. Genograma e ecomapa como estratégias lúdicas de ensino de enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Rev Bras Enferm. 2021;74:e20201106. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1106
13.Chiavone FBT, Santos Bezerril M, Melo Paiva R, Salvador PTCDO, Andrade FB, Santos VEP. Serious games no ensino da enfermagem: scoping review. Enferm Glob. 2020;19:573–602. DOI: https://doi.org/10.6018/eglobal.410841
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.