DESAFIOS NA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.657Palavras-chave:
Alimentação escolar, Política pública, Segurança alimentar e nutricionalResumo
Esse estudo analisou os desafios enfrentados pelos atores sociais do Programa Nacional de Alimentação Escolar na comercialização de gêneros da agricultura familiar em Territórios Piauienses. Estudo transversal incluindo quinze municípios que integram os territórios, Serra da Capivara e Vale do Sambito. A seleção dos municípios se baseou nos percentuais de compras da agricultura familiar, nos exercícios, 2017 e 2018. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, com gestores e/ou nutricionistas, secretário de agricultura e agricultores. Os dados foram digitados em planilha do programa Microsoft Office Excel e analisados no pacote estatístico Stata versão 12. A análise de associação entre os territórios e as variáveis independentes foram avaliadas por teste Qui-quadrado de Pearson (x2) e teste exato de Fisher. Foram destacadas como dificuldades enfrentadas por gestores e/ou nutricionistas, a articulação entre os atores sociais, cumprimento do cronograma de entrega dos gêneros e elaboração do projeto de venda por parte dos agricultores. Identificou-se que os gestores conhecem a produção local, no entanto, a consideram insuficiente e com pouca variedade de produtos. Foi destacado pelos agricultores entraves no funcionamento do Selo de Inspeção municipal, ausência de Projeto de Lei e/ou Decreto de Criação, na maioria dos municípios, além de baixa produtividade ou irregularidade da oferta dos gêneros, seguida de burocracias e escassez de informações para aderir ao programa. Torna-se necessária atuação conjunta entre os atores e a execução de ações intersetoriais para a oferta e demanda de produtos da agricultura familiar, que favoreça o alcance dos objetivos do PNAE.
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