COLETA DE DADOS ONLINE EM PESQUISA QUANTITATIVA: EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.667Palavras-chave:
Relatar a experiência de coleta de dados onlineResumo
Relatar a experiência de coleta de dados online em pesquisa quantitativa com estudantes universitários da saúde. O envolvimento de uma rede de colaboradores e pesquisadores vinculados a um grupo de pesquisa contribuiu na construção do projeto, seleção e ajuste do instrumento, bem como na execução da coleta de dados operacionalizado a distância com uso do Google Forms. Ajustes foram necessários ao longo do processo, visto o momento pandêmico vivenciado no período de coleta de dados. Assim, estratégias foram desenvolvidas a fim de garantir a ampla participação dos estudantes, bem como a garantia dos aspectos éticos vinculado à pesquisa. A experiência vivenciada pelos pesquisadores na coleta de dados online mostrou-se satisfatória e positiva no que diz respeito a agilidade e a sustentabilidade que a ferramenta do Google Forms oferece.
Downloads
Referências
Fernandes CS, Sousa RP, Tavares FS, Leôncio NM, Melo RF. Google Forms and the teaching practice: contributions, possibilities and limitations of use of the tool for teaching and teaching practice from the perspective of the teachers of the UNITINS Pedagogy Course. In: Anais VII ENALIC; 2018 dez 05-07; Fortaleza, Brasil. Fortaleza (CE). Realize Editora [Internet]. 2018 [cited 2020 Out 25]; Available from: http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/52202.
Mota JS. Use of google forms in academic research. Revista Humanidades e Inovação [Internet], 2019 [cited 2020 Out 25]; 6(12): 372-380. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1106.
Salvador PTCO, Alves KYA, Rodrigues CCFM, Oliveira LV. Online data collection strategies used in qualitative research of the health field: a scoping review. Rev. Gaúcha Enferm [Internet]. 2020 [cited 2020 Nov 25]; 41: e20190297. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190297.
Silva WP, Mól GS, Santana RO. The use of google forms for research with visual impairment people. Revista Pesquisa Qualitativa [Internet], 2020 [cited 2020 Out 25]; 8 (17), 221-235.
Aquino E. M. L., Silveira IH, Pescarini JM, Aquino R, Souza-Filho JA, Rocha AS et al. Social distancing measures to control the COVID-19 pandemic: potential impacts and challenges in Brazil. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2020 June [cited 2020 Out 25]; 25(1): 2423-2446. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10502020.
Andres FC, Andres SC, Moreschi C, Rodrigues SO, Ferst MF. The use of the Google Forms platform in academic research: Experience report. Research, Society and Development [Internet], 2020 [cited 2020 Out 26]; 9 (9): e284997174. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7174
Camboim LG, Bezerra EP, Guimarães IJB. Pesquisando na internet: uma análise sobre metodologias utilizadas em dissertações de mestrado do PPGCI-UFPB. Biblionline [Internet]. 2015 Dec [cited 2020 Out 26]; 11(2):123-134. Available from: https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/25380.
Jacinski L, Oliveira GWB. Desenvolvimento de questionário para coleta e análise de dados de uma pesquisa, em substituição ao modelo google forms [trabalho de conclusão de curso]. Ponta Grossa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná; 2017. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8339.
Ribeiro FMSS, Mussi FC, Pires CGS, Silva RM, Macedo TTS, Santos CAST. (2020). Stress level among undergraduate nursing students related to the training phase and sociodemographic factors. Revista Latino-Americana de Enfermagem [Internet], 2020 [cited 2020 Out 26]; 28: e3209. DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3036.3209.
Ferro LRM, Trigo AA, Oliveira AJ, Almeida MAR, Tagava RF, Meneses-Gaya C, Rezende MM. Estresse percebido e o uso de álcool, tabaco e outras drogas entre universitários. Saúde e Pesquisa [Internet], 2019 [cited 2020 Out 26]; 12 (3): 573-581. DOI: https://doi.org/10.17765/2176-9206.2019v12n3p573-581
Soares, FRR, Oliveira DIC, Torres JDM, Pessoa VLMP, Guimarães JMX, Monteiro ARM. Reasons of drug use among adolescents: implications for clinical nursing care. Rev. esc. enferm. USP [Internet], 2020 [cited 2020 Out 26]; 54: e03566. DOI: https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018058003566.
Babor TF, Humeniuk R, Ali R, Awwad E, Michel F, Formigoni ML, Jittiwutikarn J, RB Lacerda, Ling W, Marsden J, Monteiro M, Nhiwatiwa S, Pal H, Poznyak V, Simon S. The Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST): Development, reliability and feasibility. WHO ASSIST Working Group. Addiction [Internet], 2002 [cited 2020 Out 26] 97 (9): 1183–1194. DOI: https://doi.org/10.1046/j.1360-0443.2002.00185.x.
Henrique IFS, Micheli D, Lacerda RB, Lacerda LA, Formigoni MLOS. Validação da versão brasileira do teste de triagem do envolvimento com álcool, cigarro e outras substâncias (ASSIST). Rev. Assoc. Med. Bras. [Internet]. 2004 Apr [cited 2020 Out 26] ; 50( 2 ): 199-206. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302004000200039.
Google Inc [internet]. Google Forms. Available from: <https://support.google.com/docs/topic/9055404?hl=pt-BR&ref_topic=1382883>. Acessed in 2020 Out 26.
Monteiro RLSG, Santos DS. The use of the google forms tool as an evaluation school teaching instrumentat the brasilian war college. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação [Internet], 2019 [cited 2020 Out 26]; 4(2): 28-38. DOI: https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v4n2-3.
Schmidt B, Palazzi A, Piccinini CA. Online interviews: potential and challenges for data collection in the context of the COVID-19 pandemic. REFACS [Internet], 2020 [cited 2020 Nov 28]; 8 (4), 960-966. DOI: https://doi.org/10.18554/refacs.v8i4.4877.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.